#Retrospectiva2015 | Música: Melhores Discos
— “E•MO•TION” - CARLY RAE JEPSEN —
Desde 2013 que não se ouvia falar de Carly Rae Jepsen, a garota que conquistou todo mundo com “Call Me Maybe”, ficou amiga do Justin Bieber e arrecadou milhares de dólares com um turnê muito bem sucedida naquele ano, voltou com tudo em 2015! Carly lançou seu segundo disco em Junho no Japão, o “E•MO•TION” conseguiu alcançar números altíssimos de vendas antes mesmo de chegar aqui no ocidente... lançado mundialmente apenas em Agosto, o disco chegou a figurar no TOP20 da Billboard na primeira semana de vendas! Carly veio muito melhor do que se podia imaginar, as músicas do “E•MO•TION” são sensacionais, com letras muito bem escritas e mais maduras, uma combinação incrível de ritmos e texturas além de todo aquele poder vocal que a gente já tinha visto no “Kiss”! A moça lançou um disco com muito mais personalidade que o primeiro, não existe mais aquela garota festeira que precisava de uma identidade... foi uma das poucas reinvenções do ano que deu certo de verdade! Minha música preferida do disco é “Making the Most of the Night”, mesmo assim não é difícil colocar ele pra tocar no repeat e esquecer de trocar as músicas mesmo depois de já ter ouvido o disco todo umas cinco vezes!
— “VENENO” - BANDA UÓ —
A Banda Uó lançou seu segundo disco em Setembro de 2015! O “Veneno” dos goianos chegou na dose certa pra embriagar quem escuta sem causar nenhum dano, seguindo a mesma vibe do primeiro disco, esse trabalho veio ainda mais pop e acredito eu que acabou se tornando um marco na carreira do grupo! A partir de agora a Banda Uó se encaixa permanentemente no quadro da música pop nacional sem perder nem um pouco da originalidade que fez deles um dos maiores fenômenos da internet brasileira, mesmo que o “Motel” seja musicalmente bem diferente desse novo trabalho, a banda continua sendo o que sempre foi desde quando nós apendemos a amar “Shake de Amor” lá em 2011! Com participações de Karol Conka, Vanessa Jackson e Mr. Catra, o disco já rendeu dois singles “É da Rádio?” e “Dá1LIKE”, minhas músicas preferidas são “Arregaçada”,“Poperô” e “Suja”, mas eu duvido você conseguir parar de dançar pra passar alguma faixa dessa delicia!
— “GUELÔ - MARIA GADÚ —
Depois de três anos sem lançar um disco de inéditas, Maria Gadú deixou de lado seus projetos e parcerias pra nos presentear com o “Guelã”, além de toda a poesia característica dos trabalhos da cantora, Gadú surpreende com um disco diferente... mais experimental, eu diria que até um pouco underground! Ela deixou o estilo banquinho e violão de lado pra fazer sua música de um jeito mais alternativo e acertou em cheio! O mais sensacional aqui é que ela arriscou bastante, não é normal ver cantores de MPB mostrando tanta vulnerabilidade depois de se consolidar no mercado, ela deu a cara a tapa e nós só conseguimos retribuir com beijos! “Guelã” é um disco com cara de artesanal que acaba se revelando uma grande obra prima, é sensacional! Minhas preferidas são “Ela”, “Trovoa”, “Vaga” e “Sakédu” ♥
— “BEAUTY BEHIND THE MADNESS” - THE WEEKND —
Preciso confessar que eu não conhecia o trabalho do The Weeknd até a Ariana Grande lançar “Love me Harder” como single no ano passado, eu já sabia que o cara existia e que ele tinha potencial, mas decidi esperar pra ver até onde essa aposta chegava! Foi ai que veio “The Hills”, a música foi lançada como segundo single do disco que ainda era um promessa e eu fiquei no chão! The Weeknd é um cara encantador vamos casar, ter filhos, nunca te pedi nada cara, por favor! que encontrou a fórmula do sucesso em algum lugar, pelo que eu fiquei sabendo, ele foi muito elogiado no começo de sua carreira, mas quando lançou seu primeiro disco a coisa desandou... depois disso ele começou a fazer participações nas músicas dos outros (e aí a Ari achou ele no meio do caminho ♥) e acabou ajudando a produzir a trilha sonora de “50 Tons de Cinza”, o cara estava preparando o terreno pra lançar seu segundo disco, o “Beauty Behind the Madness” chegou ao mercado em Agosto com participações de Lana Del Rey e Ed Sheeran e uma playlist de quatorze faixas SENSACIONAIS! Em caixa alta pra você entender que essas músicas, elas são muito mais que boas ♥ “Prisioner”, “Acquainted”, “Real Life”, “Can't Feel My Face” e “The Hills” estão entre as minhas preferidas do disco!
— “BADLANDS” - HALSEY —
Existe um grupo muito especifico de cantoras que é conhecido na internet como Sad Gilrs Club, encabeçado por Lana Del Rey, o grupo já teve como integrantes Marina and The Diamonds, Florence and The Machine, Melanie Martinez, Gwen Stefany e Christina Aguilera entre outras... garotas que gostam de expressar bastante sentimento através de suas canções e que já tiveram problemas pesados no passado que acabaram deixando marcas em suas vidas! Mas por que citar essas meninas? Acontece que a Halsey é um furação (olha a referencia) que atingiu o SGC e misturou todas essas garotas em uma só! Halsey canta seus sentimentos com sinceridade e força, ela não se preocupa com o que as pessoas vão pensar, em como elas vão reagir... ela só precisa colocar isso tudo pra fora e faz isso da maneira mais bonita possível! O “BADLANDS” chegou ao mercado em Agosto junto com o “BBTM” do The Weeknd e acabou estreando em segundo lugar nas paradas por causa disso, o que não significa que seja um disco tão precioso quanto o do meu namorado primeiro colocado! Músicas como “Hold Me Down”, “Ghost” e “Castle” são de deixar qualquer um arrepiado e transformam o disco num dos melhores lançamentos do ano.
— “EU VOU FAZER UMA MACUMBA PRA TE AMARRAR, MALDITO!” - JOHNNY HOOKER —
Johnny Hooker apareceu pro mundo em 2014 quando fez parte do elenco da novela Geração Brasil na Rede Globo, a música “Alma Sebosa” estava presente na trilha sonora e acabou virando hit nas rádios do país inteiro! No começo desse ano ele lançou seu primeiro disco, “Eu Vou Fazer Uma Macumba Pra Te Amarrar, Maldito!” é uma das coisas mais lindas que a música brasileira já criou e foi aplaudido de pé pelo publico e pela critica especializada! Johnny se identifica mais com o estilo underground, mas suas músicas são uma mistura de Caetano Veloso, David Bowie e Cazuza, e quando eu digo isso não quero dizer que ele é uma cópia ou um produto inspirado... não, o cara é genial e reúne as melhores características do rock dos anos 70/80 e a MPB dos anos 90 num disco só! Além de ótimo cantor ele também se destaca com suas ótimas performances ao vivo, sua presença de palco é extremamente cativante, seus shows são carregados de emoção e poesia, tanto que acabam lembrando as turnês do grupo Secos e Molhados nos anos 70/80! Hooker ganhou o prêmio de melhor cantor no Prêmio da Musica Brasileira esse ano e fez várias aparições na televisão como parte do trabalho de divulgação do disco, sua notoriedade é tanta que qualquer coisa que ela faz acaba entrando pros Trend Topics do Twitter! “Alma Sebosa”, “Volta”, “Chega de Lágrimas” e “Boato” são as minhas preferidas do disco, e só posso dizer que já decorei a letra de todas as músicas!
— “TROCO LIKES” - TIAGO IORC —
Tiago Iorc lançou o “Troco Likes” no Spotify em Junho desse ano, a grande surpresa ficou por conta das composições em português no disco! Desde que começou sua carreira o cara sempre cantou em inglês, seus discos sempre tinham poucas músicas em português, de modo que o novo trabalho dele veio marcando uma nova fase de sua carreira! “Troco Likes” é um disco incrível, as composições de Tiago em português são tão bonitas quanto suas músicas em inglês e só o fato de ver o cara cantando na nossa própria língua já deixa a gente bem mais próximo de toda a poesia presente nas criações desse disco! “Cataflor” é minha música preferida do disco, mas não significa que as outras músicas sejam piores que ela, muito pelo contrario, “Troco Likes” é sensacional da capa (passando pelo poster com as letras e o disco amarelo ♥) até aqueles créditos e agradecimentos que ficam bem escondidinhos nos encartes dos discos!
— “CONFIDENT” - DEMI LOVATO —
Todo mundo sabe que eu sempre gostei muito de Demi Lovato, mas a grande verdade é que eu nunca consumi as músicas da cantora com tanto prazer... eu sempre me ligava muito nos singles que ela lançava com seus trabalhos e ainda gostava de duas ou três musicas dos discos que conseguiam me encantar bastante... o que eu quero dizer é que eu nunca ouvi com tanto prazer um álbum da Demi antes do “Confident”! O quinto lançamento da cantora me surpreendeu em diversos pontos, existe aquela mensagem de amadurecimento nas entrelinhas, mas esse disco não é um grande marco... Demi não está se aventurando numa nova fase, não está se entregando para os problemas do cotidiano ou sofrendo por causa das dificuldades da vida! Não, Demi só lançou um disco por que ele merecia ser lançado, isso deixa ele ainda mais bonito que os outros, você consegue sentir melhor a presença dela aqui e a qualidade das músicas chegou num nível que eu nunca vi antes na carreira dela! “Confident” leva a medalha de bronze dos melhores discos de 2015 por que é apenas um disco e mesmo assim conseguiu ser melhor que quase tudo que veio antes dele!
— “HOW BIG HOW BLUE HOW BEAUTIFUL” - FLORENCE AND THE MACHINE —
Eu não tenho palavras pra explicar os sentimentos que me invadem quando eu ouço o “How Big How Blue How Beautiful”, o ultimo lançamento da Florence and The Machine é um dos maiores discos da história da música! Pode parecer exagerado mas é a grande verdade, Florence nos presenteou com um disco que superou qualquer expectativa, veio com as melhores composições que eu já ouvi na vida e com arranjos de tirar o folego, tudo isso sem dar nenhum passo fora dos caminhos que o grupo vem seguindo desde o começo da carreira! Esse disco é um pouco mais denso que seus antecessores, mas também é mais bonito, bem mais bonito... veio cheio de poesia, tanto no áudio quanto no visual, todo mundo já dever ter visto a série de clipes que eles lançaram esse ano. “The Odyssey” é uma série que já tem seis capítulos e conta uma história inspirada nos singles que já foram lançados até agora. começando com o teaser do álbum que saiu em fevereiro:
O “HBHBHB” leva a medalha de prata na nossa lista de melhores discos do ano por que é mais que um disco, é um extensão da própria existência do Florence and The Machine e nós conseguimos fazer parte, aceitar e amar isso sem problema nenhum!
Desde que Adele desceu do palco do Oscar em 2013 após performar pela primeira vez “Skyfall”, o mundo começou a especular e esperar ansiosamente por um disco novo... depois de um tempo, tudo que nós queríamos era um pouco de atenção, um spoilerzinho, um tweet que indicasse alguma coisa e, quem sabe num mundo mais bonito e mágico que esse, um single novo! Mas Adele se trancou, desapareceu do mundo... o negócio foi tão intenso que ela só apareceu na rua umas cinco ou seis vezes durante esses dois anos! Nós sofremos, quase desistimos... e quando nosso ultimo fiasco de esperança estava prestes a se romper e acabar de vez com essa ligação que nós criamos com o Adelismo ela abriu uma janela dentro da nossa casa, no intervalo do The X Factor e disse oi!
Daí pra frente tivemos uma overdose de Adele, o comercial saiu no dia 18/10, no dia 21/10 ela confirmou pelo twitter o nome do disco e divulgou uma carta aberta sobre o processo de criação do “25” pedindo desculpas pela demora em relação ao lançamento... no dia 23/10 Adele finalmente lançou o clipe de seu novo single, “Hello” ultrapassou os 23 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas do youtube e esse foi só o primeiro recorde que o “25” quebrou! “Hello” chegou aos 100 milhões de visualizações no youtube em cinco dias, vendeu mais de um milhão de cópias na primeira semana e continua feliz no topo das paradas ao redor do mundo! Adele foi parar nas rádios pra divulgar a música nova e nem demorou pra começar a pipocar em todos os canais de televisão do mundo, ela se apresentou no Saturday Night Live, gravou um especial para a BBC, gravou o especial do canal NBC no Radio City Music Hall, em Nova York, fez pegadinha com os fãs, mandou despachar carretas e mais carretas de cópias físicas do disco que não entrou pra streaming online e mesmo assim vendeu quase três milhões de cópias na primeira semana nos EUA e mais de um milhão no Reino Unido, gravou uma versão alternativa com o Jimmy Fallon e acabou de anunciar as datas de uma turnê gigantesca que vai rodar os EUA e a Europa! UFA! Como se não bastasse tudo isso, um retorno triunfal coroado com recordes de vendas, visualizações e o anuncio de uma turnê que acabou sendo estendida por conta da demanda excepcional de convites, Adele lançou um disco primoroso!
Eu acho que primoroso é um bom adjetivo, não sei explicar o quanto o “25” supera qualquer coisa que eu já ouvi na vida, é um disco que já vem carregado de sentimentos, você vai construir lembranças com as músicas dele, vai ouvir sem parar e nunca vai enjoar e depois vai descobrir que todo mundo gosta dele junto com você! Eu não sabia o que esperar de uma lançamento da Adele, mas pode ter certeza que nada do que eu imaginei alguma vez pode se comparar com o “25”! Adele esperou o ano acabar pra lançar o melhor disco de 2015 e nós amamos com todas as forças ♥
É claro que eu, como bom geminiano, não poderia deixar de sofrer muito para escolher apenas dez discos e criar essa lista, mas pra não dizer que ela ficou incompleta ou que eu acabei sendo injusto comigo mesmo, decidi citar mais cinco discos muito bons que foram lançados em 2015 e merecem destaque! Eles quase entraram na lista e são tão bons quanto os dez primeiros colocados!
Ellie Goulding lançou o “Delirium” nos últimos segundos do segundo tempo da prorrogação (nem pra usar jargão de futebol eu presto!) e nós agradecemos muito, o disco é muito diferente do “Halcyon” e ainda assim é tão bom quanto, Ellie veio mais romântica e muito mais madura, mas não perdeu aquele charme que cativou os fãs em “Ligths”, eu diria que esse disco é muito mais sofisticado que os outros, as letras são melhores, a produção visual também está bem mais interessante... Ellie não arriscou muito, mas conseguiu chegar num nível muito mais alto de qualidade dentro do seu próprio estilo e isso é ótimo!
Anitta disse que o “BANG!” marcaria uma nova fase em sua carreira e viria cheio de mudanças, as mudanças visuais aconteceram e foram muito bem vindas, assim como os planos de lançar sua carreira internacional em 2016, mas suas músicas ainda são as mesmas que ela lançou no primeiro disco, o que não é um problema, permanecer na zona de conforto funciona muito bem por enquanto, mas não leva ela a lugar nenhum! Eu escrevi uma resenha pro disco aqui no blog, clica aqui pra ler!
Diplo e Skrillex se juntaram pra criar o Jack Ü em 2013, o que era pra ser só um projeto de DJs fazendo uma super turnê juntos ao redor do mundo acabou rendendo um single em 2014 e um disco inteiro em 2015, “Skrillex and Diplo Present Jack Ü” saiu no começo do ano e veio cheio de músicas sensacionais, o disco conta com participações de Kiesza, 2Chainz, Aluna George e Justin Bieber entre outras, que colaboram com os vocais das mixagens que os rapazes fazem!
A Banda Hewie lançou seu primeiro disco, chamado “Hewie”, eles participaram de um reality show na televisão em 2014 mas não conseguiram chegar na final, mesmo assim não desistiram da carreira e começaram a produzir suas músicas por conta própria! Eu conheci a banda por causa do canal da P. Landucci que é a vocalista do grupo, se você quiser saber tudo sobra a banda pode assistir esse vídeo aqui onde ela conta como realizou seus sonhos e conseguiu manter a Hewie de pé! O primeiro disco chegou e ficou lindo demais, sério! SENSACIONAL! Vale muito a pena conhecer se você ainda não conhece ♥
Pra finalizar vou soltar meu lado teen fangirl e dizer que estou morrendo de amores pelo “Made in the A.M.” do One Direction, o disco também chegou no finalzinho do ano, no mesmo dia que o novo do Bieber e o que a gente achou que fosse ser a terceira guerra mundial acabou sendo um samba... Esse é o ultimo disco do grupo antes do hiatus que eles decidiram fazer, depois da turnê eles pretendem parar de cantar por tempo indeterminado, mas com a promessa de que vão voltar... sendo assim, o disco cumpre seu papel e é um dos trabalhos mais incríveis que o grupo já fez!
Pra finalizar gostaria de deixar aqui os discos que mais me decepcionaram em 2015! Eu não se se a culpa dessa decepção é minha ou dos artistas, mas a verdade é que as expectativas que eu acabei criando sobre esses lançamentos não foram alcançadas nem em 50%!
Pode ser que eu tenha esperado demais desses lançamentos e minhas apostas tenham sido muito altas, mas eu acredito que se existia esse potencial na minha imaginação eu não posso ser a unica pessoa do universo que acabou se sentindo enganado com eles... quero deixar bem claro que essa é minha opinião, eu não sou nenhum especialista da industria musical ou um critico especializado, sou um cara que faz parte do publico comum, assim como você, eu acredito... também não estou atacando ninguém, como dizem por aí “bom gosto é igual beleza, tem gente que não tem!”
Essa foi só a primeira lista de melhores do ano na retrospectiva aqui do blog, fica ligado que que ainda vou falar dos melhroes clipes, singles, filmes e séries que eu consegui assistir por aqui! Um cheiro no cangote de vocês, até a próxima ♥

Geminiano, quer ser escritor e jornalista, vive estudando e trabalhando mas sonha com o dia em que vai passar muito mais tempo criando romances sentado na varanda da casa de praia em algum lugar paradisíaco do Brasil, viciado em café, catuaba e cachorro quente, alguns dizem que ele não é uma boa companhia... clica aqui pra conhecer a equipe!
SEGUE ELE POR AÍ
SEGUE ELE POR AÍ