#Resenha | “Anjos e Demônios” - Dan Brown
Desde quando “O Código Da Vinci” ficou famoso, virou filme e se eternizou como uma das maiores teorias da conspiração que o mundo já conheceu eu vinha me prometendo ler os outros livros do Dan Brown, até então eu só tinha lido “O Código da Vinci” e “Fortaleza Digital”, mas numa dessas promoções maravilhosas eu acabei achando um box com os quatro livros das aventuras de Robert Langdon (é, eu não sou bom pra colocar nome nas coisas!)... Os livros estavam ali olhando pra mim naquela ressaca infernal que “Misery” tinha me colocado e aí eu pensei, ~Dan Brown é um ótimo escritor, acho que eu consigo sair da ressaca se tomar uma dose dele~ e então eu comecei a ler “Anjos e Demônios”!
“Anjos e Demonios” é um livro imenso, de quase 500 páginas que conta uma história de 24 horas! O resultado disso é que você acaba virando um zumbi e não consegue desgrudar dele... a coisa começa bem morna, mas em questão de dez capítulos (dos 137 que o livro tem) você já começa a perceber a tensão aumentando e dai pra frente esquece, você só vai ter paz quando terminar a história.
Robert cai de cabeça nessa loucura e começa a encontrar referencias no nada... ele ouve e vê coisas onde ninguém mais suspeitava e acaba seguindo pistas que só ele pode encontrar dentro da cidade do Vaticano, e o leitor acaba embarcando com ele nisso tudo... nós vamos descobrindo um mundo inteiro de obras de arte, histórias, segredos e mistérios conforme ele avança na busca pelo caminho da iluminação! É impossível ler esse livro e não sair revirando o google atras dos lugares obras citadas, é um livro que consegue despertar a curiosidade do leitor!
RENAN RIBEIRO
A verdade é que eu não poderia ter escolhido livro melhor pra sair da ressaca! “Anjos e Demônios” é um daqueles livros que misturam vários gêneros dentro de um só, não dá pra explicar como é que o livro funciona ou classificar ele como um livro que pertence à um determinado gênero especifico, mas eu decidi que ele é um romance policial conspiratório que se passa na realidade mas é ficcional, cheio de tensão e reviravoltas! Aaaah Renan, mas então é uma novela! É pode ser isso mesmo, mas eu chamo do jeito que eu achar mais divertido!Antes de decifrar ´O Código Da Vinci´, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano.
2004 | Editora Arqueiro | 480 Páginas
Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado.
De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em Anjos e Demônios, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.
Deus responde todas as orações, mas às vezes a resposta é não.Como eu disse lá em cima, “O Código Da Vinci” acabou se consagrando como uma das maiores teorias da conspiração que o mundo já viu, mas eu vou falar dele só depois... agora que eu comecei os livros do box, pretendo ler e vir aqui fazer resenha dos quatro, na mesma vibe que eu tô fazendo com a saga Os Instrumentos Mortais... Mas, voltando pras teorias da conspiração, é muito difícil escrever sobre elas e aqui eu já deixo bem claro o quanto eu acho o Dan foda! Ele não só consegue desenterrar e fazer você ler, pesquisar e viralizar as teorias da conspiração que todo mundo já tinha esquecido como consegue colocar tudo isso dentro de uma história e usar a licença poética pra forçar a barra o quanto ele quiser!
A fé é universal. Nossos métodos específicos para compreende-la são arbitrários. Algumas pessoas rezam para Jesus, outras vão a Meca, outras estudam partículas subatômicas. No final, estamos todos apenas buscando a verdade...Calma, eu explico... quando se trata de ficção, todo escritor pode escrever sobre o que bem entender, o mundo que ele desenha nas páginas dos livros é completamente dele, as coisas só acontecem por que ele quer e do jeito que ele quer e, por mais absurdo que esse mundo seja, ninguém tem o direito de reclamar, no fim das contas é só uma história, por mais que aquilo tenha te emocionado ou mudado alguma coisa profundamente em você a culpa nunca é do autor, é sua! Você é que não sabe separar as coisas... e agora deixa eu falar do livro que eu já volto aqui!
“Anjos e Demonios” é um livro imenso, de quase 500 páginas que conta uma história de 24 horas! O resultado disso é que você acaba virando um zumbi e não consegue desgrudar dele... a coisa começa bem morna, mas em questão de dez capítulos (dos 137 que o livro tem) você já começa a perceber a tensão aumentando e dai pra frente esquece, você só vai ter paz quando terminar a história.
Robert cai de cabeça nessa loucura e começa a encontrar referencias no nada... ele ouve e vê coisas onde ninguém mais suspeitava e acaba seguindo pistas que só ele pode encontrar dentro da cidade do Vaticano, e o leitor acaba embarcando com ele nisso tudo... nós vamos descobrindo um mundo inteiro de obras de arte, histórias, segredos e mistérios conforme ele avança na busca pelo caminho da iluminação! É impossível ler esse livro e não sair revirando o google atras dos lugares obras citadas, é um livro que consegue despertar a curiosidade do leitor!
A ciência pode ter aliviado os sofrimentos das doenças e dos trabalhos enfadonhos e fatigantes, pode ter proporcionado uma série de aparelhos engenhosos para nossa convivência e distração, mas deixou-nos em um mundo sem deslumbramento.Acima da toeira dos Illuminati, acima da história de corrupção dentro dos muros do Vaticano, acima de qualquer coisa que eu li, “Anjos e Demônios” é uma história sobre a guerra entre religião e ciência! Uma guerra silenciosa que vem sendo travada há centenas de anos em baixo dos nossos narizes e que, na maioria das vezes a gente nem percebe! Me diz aí, quando foi a ultima vez que você viu a Igreja e os Cientistas brigando por causa de alguma coisa? Temas como clonagem, aborto, métodos anti concepcionais, inseminação artificial, alimentos transgênicos e mudança de sexo são os mais comuns quando isso acontece, mas há tempos ninguém vê a Igreja protestando contra um avanço cientifico como na época dos clones ou quando as pesquisas com células tronco começaram a dar resultados...
Cada um de nós é um Deus, dissera Buda. Cada um de nós sabe tudo. Precisamos apenas abrir nossas mentes para escutar nossa sabedoria.Nesse livro nada disso é levado em consideração, aqui os cientistas estão querendo provar uma coisa muito maior e mais importante e o que mais agrada é que o autor consegue manter esse dialogo com muito carinho! Eu passei toda a minha infância e boa parte da minha adolescência dentro da Igreja, e quando eu cheguei na metade do livro foi impossível não ficar emocionado com o pronunciamento do Carmelengo... É aqui que eu volto nas teorias da conspiração!
A ciência e a religião não estão em desacordo. A ciência é simplesmente jovem demais para entender.Dan Brown levanta um polemica muito grande em “Anjos e Demônios” que acaba ficando meio encoberta pela tensão da busca... Qual é o papel da ciência na existência de Deus!? Se você realmente acredita nele e no fato de que tudo o que existe só existe e acontece por que ele quer, é claro que concorda que a ciência é mais uma das ferramentas dele pra humanidade... mas e se for um pouco além disso!? HAHAHAHA Eu não posso contar a minha teoria, por que seria um texto sem fim sobre a ordem das coisas e religião... mas eu preciso dizer que esse é um dos livros que muda alguma coisa em você, mas faz isso com tanta sensibilidade que você mal percebe!
Às vezes, a revelação divina significa simplesmente adaptar seu cérebro para escutar o que seu coração já sabe.Não posso terminar essa resenha sem dizer que o livro é surpreendente! Se você já viu o filme, sabe que o final da história é completamente diferente de tudo o que você conseguiu imaginar e o melhor de tudo é que aqui, no livro, o final é completamente diferente! HAHAHA ISSO MESMO! O LIVRO TEM OUTRO FINAL ♥ É como se eles tivessem levado o spoiler pra outro nível cara! Por falar no filme, a produção e a fotografia são sensacionais, estreou em 2009 e traz o Tom Hanks com um cabelo pavoroso interpretando o Robert e ainda Ayelet Zurer, de Daredevil e Ewan McGregor no elenco! Eu vi antes de ler e acho o filme sensacional, mesmo com o final diferente (eu entendi qual fo a intenção aqui), olha só o trailer:
O livro foi publicado no Brasil pela Editora Arqueiro e você acha ele por aí por R$25,00 no máximo, o box com os quatro livros que contam as aventuras do Robert Langdon custa em média R$60,00 e vem com “Anjos e Demonios”, “O Código Da Vinci”, “O Simbolo Perdido” e “Inferno”, eu vou ler os outros três e já já volto aqui pra contar como é que foi! Por enquanto fiquem com um beijo e uma fungada no cangote e aproveitem seus livros!

Geminiano, quer ser escritor e jornalista, vive estudando e trabalhando mas sonha com o dia em que vai passar muito mais tempo criando romances sentado na varanda da casa de praia em algum lugar paradisiaco do Brasil, viciado em catuaba e cachorro quente, alguns dizem que ele não é uma boa companhia... clica aqui pra conhecer a equipe!
SEGUE ELE POR AÍ
SEGUE ELE POR AÍ