#Resenha | “Garota Exemplar” - Gillian Flynn





Garota Exemplar” me fez vitima de uma coisa que já aconteceu com todo leitor, preguiça de terminar! Vou explicar... Eu comecei a ler ele no começo do ano quando decidi colocar na minha lista de leituras os livros que seriam adaptados pro cinema esse ano, mas ele não me fisgou e logo depois de alguns capítulos eu coloquei ele de lado pra ler outras coisas, no meio do ano eu tentei retomar a leitura, mas ainda assim não deu certo! Eu já tinha pensado em desistir do livro quando o li em algum lugar que o roteirista do filme tinha praticamente reescrito o final da história.
EPAAAAAA! Calma lá jovens! Não é assim que as coisas funcionam! Vou pegar esse livro aqui, descobrir como tudo termina e depois eu vou no cinema ver que merda vocês estão fazendo com as histórias dos outros. Foi exatamente isso que eu pensei, tirei o livro do limbo e comecei a devorar o romance de Gillian Flynn.
Editora Intrínseca | 2013 | 448 Páginas
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, “Garota Exemplar” alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
O livro é muito bem escrito e cheio de elementos que eu adoro. Pra começar é tudo escrito em primeira pessoa, eu me entrego muito mais quando consigo me colocar no lugar das personagens e enxergar as coisas como elas. E também acho que bons escritores escrevem melhor em primeira pessoa e se entregam mais também! Fica mais intimo, mas próximo da realidade. Gillian também decidiu que precisava contar a história pelo ponto de vista do Nick e da Amy ao mesmo tempo, e ai cada capitulo é contado por um deles. Olha que delicia, primeiro você é um cara acusado de dar sumiço na esposa e depois você tá lá, lendo o diário dela e vendo o mundo de uma jeito completamente diferente.
Como eu disse, o livro é muito bem escrito e por isso garante uma boa leitura, eu consegui descobrir parte do mistério logo de cara, mas conversando com quem já leu o livro eu percebi que sou meio que a Velma do Scooby-Doo, por que a maioria não entendeu muita coisa no começo. Esse foi um dos principais motivos pra não ter amado o livro. É impossível não dizer que Gillian Flynn é uma das melhores autoras do gênero, e que o sucesso do livro é muito mais que merecido, mas gosto é igual cú não se discute, então vou dizer por que você precisa ler “Garota Exemplar”.
Além de ser um dos livros mais bem escritos que eu já li (não, eu não vou parar de falar isso!) a autora conseguiu fazer com que eu me envolvesse na história, em partes pela narração em primeira pessoa e em partes pela proximidade do caso com a realidade. A vida de Amy e Nick acaba virando de cabeça pra baixo por causa de problemas reais e a forma como cada um lida com esses problemas é a mesma que você, eu ou nossos vizinhos estão lidando com os próprios problemas. Apesar de ter descoberto como a história ia acabar lá pelo meio do livro, eu consegui sentir tudo o que a autora quis que eu sentisse com a leitura, primeiro foi raiva pelo Nick e compaixão pela Amy e depois isso se inverteu e depois se inverteu de novo, aí eu já nem sabia mais se minhas expectativas estavam certas... eu só queria que tudo se resolvesse logo, eu fiquei angustiado! A história é angustiante, você vai sofrer bastante se ler com todo o afinco que eu li.
Capa inspirada no poster do filme.
Fica aqui uma dica, nas duas vezes em que eu tentei ler o livro num ritmo normal, eu desisti da leitura, mas quando peguei e li tudo de uma vez eu consegui me acostumar melhor com a história! É um daqueles livros que precisam ser devorados pra não perder o fio da meada!
O final do livro não me surpreendeu, mas também não é tão ruim quanto a maioria das pessoas estão dizendo. É um final previsível sim, mesmo assim eu entendo que a autora tenha preferido terminar as coisas sem se arriscar muito, eu diria mais! Diria que se ela se arriscasse do jeito que a galera queria, o livro se tornaria mais previsível ainda!
A questão aqui é: Nós conhecemos de verdade as pessoas que amamos!? Nós nos importamos, de verdade, com aquela criatura que divide a cama, o sofá e a comida da nossa geladeira na nossa casa!? Nós somos capazes de adivinhar quando estamos dormindo com o inimigo!? No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Intrínseca e já tem uma segunda edição (muito mais bonita que a original) sendo vendida nas livrarias com o poster do filme na capa, custa menos que $30,00 e garante uma leitura intensa e surpreendente pra quem gosta de um bom mistério.