#Resenha | “O Sangue do Olimpo” - Rick Riordan





O Sangue do Olimpo” foi sem duvidas o lançamento mais esperado por mim esse ano! Lançado aqui no Brasil há algumas semanas atrás pela editora Intrínseca, o livro que narra o final da saga “Os Heróis do Olimpo” de Rick Riordan, não pode ser chamado de nada menos que espetacular!
Editora Intrínseca | 2014 | 432 Páginas
No desfecho da série Os heróis do Olimpo, os tripulantes gregos e romanos do Argo II têm feito progresso em suas constantes missões, mas ainda não estão nem perto de vencer a sanguinária Mãe Terra, Gaia. Os gigantes estão de volta mais fortes do que nunca , e os semideuses precisam impedi-los antes da Festa de Spes, momento em que Gaia planeja despertar, derramando o sangue do Olimpo.  Para piorar, visões frequentes da terrível batalha no Acampamento Meio-Sangue assombram os sete semideuses. A legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego. Por mais que seja tentador usar a Atena Partenos como arma secreta contra os gigantes, eles sabem que a estátua é necessária em Long Island, onde talvez consiga impedir uma guerra entre os acampamentos.  A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II segue para o leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os jovens conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar onde estão. E se Gaia despertar, será o fim.
Tenso né!? Já da pra sentir a pegada do livro logo de cara com essa sinopse! Rick é um cara incrível, escolheu os melhores finais para os protagonistas dessa saga incrível e conseguiu amarrar todas as pontas que estavam soltas dentro da história, no fim das contras temos esse livro que termina de maneira muito digna a saga e deixa um sentimento de satisfação quando acaba!
O livro tem nove protagonistas, de um lado os sete semideuses gregos e romanos escolhidos pela oráculo Rachel (Percy, Anabeth, Jason, Piper, Hazel, Frank e Léo) para cumprir a profecia e vencer a mão de todos os titãs Gaia, e do outro Nico e Reyna que têm de chegar no acampamento Meio Sangue pra devolver a Estátua de Atenas que foi roubada pelos gregos há muito tempo atrás. O Grande problema aqui é que nem todos esses personagens são narradores na história, eu acredito que se Rick tivesse optado por deixar todo mundo falar o livro seria ainda melhor! Quanto a narrativa, esse foi o único defeito que eu encontrei, e mesmo assim achei o livro incrível!
Outro grande problema é essa capa! Ela retrata um dos momentos mais intensos e decisivos da missão dos sete escolhidos, porém é horrorosa! A capa que eu usei no destaque do post é muito mais bonita.
Vale ressaltar que a amizade de Nico e Reyna garante as melhores cenas da saga inteira, eles vão fazer todo mundo se emocionar muito e dar bastante risadas nesse ultimo livro, Nico que vinha passando por uma barra fortíssima desde “A Maldição do Titã”. A amizade entre Piper e Anabeth também é uma coisa linda de se ver.
Hazel e Frank acabaram ficando de lado nessa história toda, são decisivos em boa parte das batalhas, mas o romance não acabou ganhando quase nenhum destaque! Por falar em batalhas, o livro veio cheio de ação, os momentos de confronto não acabam nunca, o que acaba deixando a leitura ainda mais fluida!
E pra finalizar quero falar do Léo, que semideus incrível! Foi a única ponta que se soltou no meio dessa história que o tio Rick decidiu deixar solta, eu não sei se ele pretende terminar essa história que acabou de começar, mas garanto que vocês vão se surpreender! Olha o book trailer que o Rick fez:
Aaaaaaaah, antes de ir embora, gostaria de deixar um spoiler monstro aqui pra vocês, Anabeth lembrou que tem um primo em Boston, cidade onde mora Magnus Chase, o protagonista da nova série de livros do Rick. Quem acompanha a saga sabe que o nome completo dela é Anabeth Chase, então... tirem suas conclusões! Boa leitura!