#Especial | Maratona do Oscar!
Um resumão com os 19 filmes indicados nas principais categorias desse ano, nossas expectativas, apostas e comentários!
Logo de cara eu quero pedir desculpas pelo resumão, mas depois de assistir 19 filmes em maratona, eu não poderia deixar esse post de lado! A intenção era fazer um intensivão nos cinco dias da semana com posts separados todos os dias, mas muita coisa aconteceu na vida desse blogueiro aqui, eu acabei deixando tudo pra hoje e vou fazer um post só, espero que vocês gostem!
A lógica é bem simples, eu selecionei os filmes indicados nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz, Melhores Ator e Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhores Roteiro Original e Roteiro Adaptado e Melhor Filme, é claro! Eu adoraria encontrar tempo para poder ter visto todos os filmes indicados esse ano, mas a maioria demorou muito pra chegar no Brasil e boa parte sequer passou nos cinemas de Campo Grande. Vamos aos filmes!
A lógica é bem simples, eu selecionei os filmes indicados nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz, Melhores Ator e Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhores Roteiro Original e Roteiro Adaptado e Melhor Filme, é claro! Eu adoraria encontrar tempo para poder ter visto todos os filmes indicados esse ano, mas a maioria demorou muito pra chegar no Brasil e boa parte sequer passou nos cinemas de Campo Grande. Vamos aos filmes!
— JOY - O NOME DO SUCESSO —
Inspirado em uma história real, o filme mostra a emocionante jornada de uma mulher que é ferozmente determinada a manter sua excêntrica e disfuncional família unida em face da aparentemente insuperável probabilidade. Motivada pela necessidade, engenhosidade e pelo sonho de uma vida, Joy triunfa como a fundadora e matriarca de um bilionário império, transformando sua vida e a de sua família. TRAILER
“Joy - O Nome do Sucesso” é mais um daqueles encontros sensacionais entre David O. Russel, JLaw, Robert De Niro e Bradley Cooper, o quarteto fantástico que já havia se reunido em 2012 para o filme “O Lado Bom da Vida” e em 2013 para “Trapaça” (sem o De Niro), ambos tão bons e premiados quanto esse! Na minha opinião, “Joy” é até bem superior aos outros dois e um dos melhores no currículo do diretor e roteirista, fiquei até bem surpreso ao ver que o filme só recebeu uma indicação esse ano, no caso ao Oscar de Melhor Atriz, pela atuação de Jennifer Lawrence no papel da protagonista Joy Mangano!
JLaw está sensacional, acho que ela nunca vai conseguir ser menos que isso, mas a competição pela estatueta na categoria de Melhor Atriz esse ano está bem acirrada, eu acho que ela não leva, e em comparação com as outras indicadas eu acho que ela não merece! A parceria com David O. Russel já rendeu um Oscar pra ela em 2013 pela atuação em “O Lado Bom da Vida”, mas eu acredito que ainda seja um pouco cedo pra essa delicia subir naquele púlpito de novo!
— CAROL —
A jovem Therese Belivet tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird, uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge, também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos. TRAILER“Carol” está concorrendo à seis Oscars esse ano, Melhor Atriz para Cate Blanchett, Melhor Atriz Coadjuvante para Rooney Mara, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino! E eu realmente acho que o filme merece todos HAHAHA! Provavelmente o filme não vai levar nenhuma estatueta esse ano, mas não deixa de ser um dos meus preferidos entre os 19 dessa lista! O filme tem um ritmo um pouco lento demais, só que encanta pela produção e, principalmente, pela atuação das protagonistas!É sério Cate, me beija até me matar sufocado!Se muita gente reclamou da falta de não brancos entre os indicados desse ano, é impossível não ficar feliz com a presença das minorias entre os enredos indicados, feminismo, homossexualidade, transsexualidade, idosos e mães solteiras foram muito bem representados esse ano e é aqui que esse filme acaba se destacando!
“Carol” esfrega na nossa cara que família é muito mais do que o sexo das pessoas envolvidas no processo! Você vai pro cinema ver um filme sobre duas mulheres que se apaixonam e decidem viver o amor mesmo que isso seja inconcebível (na época era um problema muito grande), mas acaba descobrindo um filme sobre uma mãe que faz qualquer sacrifício pela filha! E pra quem mora num Brasil onde muito se discute núcleo familiar, projetos de expansão nas leis de adoção, família tradicional e mais esse monte de assuntos que um estado laico (ou qualquer estado) não deveria condenar, fica essa coisa na cabeça... Será que escolher uma família que não seja padrão ao dar um lar para crianças abandonadas é realmente um problema!? O filme também levanta a bandeira do feminismo ao questionar o quanto uma mulher consegue lutar por seus objetivos, quem é mesmo o sexo frágil!?
— CREED - NASCIDO PARA LUTAR —
Adonis Johnson nunca conheceu seu famoso pai, o campeão mundial peso-pesado Apollo Creed, que morreu antes dele nascer. Ainda assim, é inegável que o boxe está em seu sangue, então Adonis vai para Philadelphia, o lendário Rocky Balboa e pede para que ele seja seu treinador. Apesar de sua insistência em se afastar do mundo das lutas por bons motivos, Rocky enxerga em Adonis a força e a determinação que ele conheceu em Apollo, o feroz rival que acabou se tornando seu melhor amigo. Concordando em ajuda-lo, Rocky treina o jovem lutador, mesmo que para isso o antigo campeão tenha que desafiar um oponente mais mortal do que qualquer um que ele já tenha enfrentado no ringue. TRAILERE não é de hoje que Hollywood decidiu que é muito legal fazer remakes, reboots e homenagens! Muitos acham que falta criatividade no cinema americano, é claro que trazer de volta para as telonas histórias que já foram exploradas antes pode acabar sendo uma péssima ideia, maaaas alguns filmes acabam se tornando muito mais do que apenas mais um remake, é o caso de “Creed: Nascido Para Lutar”! Nós estamos visitando o passado do grande Rocky Balboa, mas essa história nunca foi sobre ele, “Creed” veio para dar vida nova à franquia e é um sopro de originalidade entre os indicados desse ano! Michael B. Jordan está incrivelmente sensacional interpretando o protagonista Adonis Johnson e, tirando as polêmicas quanto a raça dos indicados desse ano, foi uma grande surpresa não ver o nome do cara naquela lista! Talvez ele seja jovem e inexperiente demais, mas é impossível não se emocionar com a atuação do garoto nesse filme!
Sylvester Stallone também não fica atrás, eu nunca imaginei que fosse ver o cara mandando tão bem depois de tanto tempo! Ele é coadjuvante na história mas acaba roubando a cena algumas vezes, é difícil dizer que esse filme tem um protagonista só, apesar do roteiro ser muito bem construído, os caras são um espetáculo à parte, assim como a trilha sonora, que é quase um outro personagem! O filme concorre esse ano ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Stallone, e eu acho que ele já reservou o lugar para a estatueta dourada na estante dele!
— 45 ANOS —
Kate Mercer está planejando a festa de comemoração dos 45 anos de casada. Porém, cinco dias antes do evento, o marido recebe uma carta: o corpo de seu primeiro amor foi encontrado congelado no meio dos Alpes Suíços. A estrutura emocional dele é seriamente abalada e Kate já não sabe se vai ter o que comemorar durante a festa. TRAILER“45 Anos” é outro entre os meus filmes favoritos dos indicados dessa lista! É um daqueles filmes que você assiste e nunca mais esquece, que te marca pra sempre pela grandiosidade da história e pela maneira como te emociona! É muito difícil ver filmes tão bons nos cinemas hoje em dia, são obras assim que fazem a gente acreditar no potencial criativo dos envolvidos nessa industria poderosa que é a sétima arte! Por incrível que pareça, o filme só está concorrendo ao Oscar de Melhor Atriz, para a atuação SEN SA CIO NAL de Charlotte Rampling, mais um desses erros absurdos que a academia comete, ele poderia estar entre os indicados de Melhor Fotografia, Trilha Sonora e Direção, Andrew Haigh merece ser aplaudido de pé por horas pela concepção de um filme tão bonito!
O ritmo é meio lento, mas a trama se desenvolve cheia de detalhes e a atuação dos protagonistas arranca lagrimas até do mais brutal lutador de UFC que existe! Não quero dar spoilers aqui, mas não posso deixar de comentar o desfecho maravilhoso dessa história, é um final... um final poderoso como não se vê há muito tempo em Hollywood! “45 Anos” me deixou dias pensando nas coisas, lealdade, amor, convivência, promessas... até onde eu posso planejar meu futuro!? Um choque de realidade carregado com uma emoção verdadeira, eu vou guardar por anos os ensinamentos que assisti aqui, talvez eles durem por mais tempo que a estatueta que a Charlotte vai ganhar mais tarde!
— TRUMBO - LISTA NEGRA —
O roteirista Dalton Trumbo tem uma história singular em Hollywood: apesar de ter escrito algumas das histórias de maior sucesso da época, como “A Princesa e o Plebeu”, ele se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso e acabou preso e proibido de trabalhar. Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou anos para vencer o boicote do governo, sofrendo com uma série de problemas envolvendo familiares e amigos próximos. TRAILERUm amigo meu disse que sempre vota no 'filme sobre cinema' entre os indicados pra levar o prêmio da noite! A grande surpresa é que o 'filme sobre cinema' desse ano, “Trumbo - Lista Negra”, não está indicado ao Oscar de Melhor Filme, na verdade ele só concorre ao prêmio de Melhor Ator pela atuação de Bryan Cranston, que deu vida ao protagonista Dalton Trumbo de uma maneira espetacular! Pode ser que ele não leve a estatueta pra casa, levando em consideração o grande favoritismo de Leonardo DiCaprio esse ano, mas as apostas estão altas... na minha opinião ele merece sim, muito mais que qualquer um dos outros indicados.
“Trumbo” não é um dos filmes mais surpreendentes do ano, acaba sendo mais um cinebiografia que só surpreende por ser bem menos romantizada que o normal, é quase um documentário, sobre um história que precisa ser contada e com um elenco refinado! A grande história de amor é plano de fundo, as intrigas acabam sendo o centro da trama e mesmo assim não existe um vilão ou um mocinho!
— BROOKLYN —
A jovem irlandesa Eilis Lacey se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn para tentar realizar seus sonhos. No início de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, mas ela vai tentando se ajustar aos poucos até que conhece e se apaixona por Tony, um bombeiro italiano. Logo, ela se encontra dividida entre dois países, entre o amor e o dever. TRAILERPreciso dizer que é a primeira vez que eu consigo gostar da atuação da Saoirse Ronan! Podem me odiar, mas a grande verdade é que eu nunca entendi o amor que vocês tem por essa menina, ela nunca me surpreendeu e era bem genérica na minha opinião até antes de “Brooklyn”, eu não sei dizer se ela amadureceu de verdade ou é realmente um ótima atriz e acabou me convencendo como Eilis Lacey!
O filme concorre aos Oscars de Melhor Atriz, pra Saoirse, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme... pelo que eu andei vendo o filme é muito fiel ao romance no qual foi inspirado (que eu ainda não li), e por conta disso é uma das grandes apostas entre os indicados na categoria de Roteiro Adaptado, mas eu acho que ele não leva... também não acho que vai levar o prêmio de Melhor Filme, não por ser ruim, mas é um dos concorrentes mais fracos entre os indicados desse ano! “Brooklyn” tem uma premissa que promete o maior de todos os dramalhões e acaba surpreendendo como uma das melhores comédias românticas de 2016 (aqui no Brasil o filme só chegou na semana passada!), mas não tem tanto potencial pra derrubar outros indicados ao prêmio principal! Saoirse merece o Oscar de Melhor Atriz? Eu acho que não, ela está incrível nesse filme, mas é a primeira vez que eu vejo ela incrível desde que ficou adulta, então acho melhor esperar mais um pouco!
—SPOTLIGHT - SEGREDOS REVELADOS —
A verdadeira história sobre como o Boston Globe descobriu um escândalo global de abuso sexual infantil e de acobertamento pela arquidiocese católica, situação que balançou toda a igreja católica desde suas raízes. TRAILER“Spotlight - Segredos Revelados” concorre à seis Oscars esse ano, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Direção para Tom McCarthy, Melhor Ator Coadjuvante para Mark Ruffalo e Melhor Atriz Coadjuvante para Rachel McAdams! Por mim, já podem empacotar todos eles e mandar entregar HAHAHAHA! Sim, Spotlight é meu filme preferido entre os indicados desse ano, não é só o Renan futuro jornalista que está dizendo isso (talvez seja, talvez eu tenho adorado ver como o filme aborda o papel social do jornalista no mundo...), o Renan cinéfilo também adorou o filme! O enrendo é muito bem construído, uma história que também precisa ser contada e que ganhou uma adaptação primorosa, com um elenco fodidamente talentoso e uma produção magnifica!
Como dito ali na sinopse o filme conta a história de jornalistas que acabam expondo um escândalo sexual dentro da igreja católica, e sim... o filme grita os absurdos que rodeiam casos de abuso sexual dentro da igreja, encobertamento, traumas, vidas despedaçadas, tá tudo ali, sendo jogado com força na nossa cara e é impossível desviar! Os depoimentos são chocantes e emocionantes, e num país como o nosso, onde a maior parte da população se diz católica e adora camuflar o próprio ódio pregando ideais que nem mesmo entende, o filme acaba causando um impacto ainda maior!
— STEVE JOBS —
A verdadeira história sobre o gênio que levou a Apple ao sucesso e revolucionou o mundo da computação. A produção, que utiliza os bastidores de três lançamentos icônicos da Apple como pano de fundo, leva o espectador a uma viagem na era da revolução digital e apresenta um retrato íntimo de uma das figuras mais influentes do último século. TRAILERConfesso que só me interessei por “Steve Jobs” depois que ele entrou para a lista de indicados ao Oscar de 2016! Doeu deixar um filme estrelado por Michael Fassbender e Kate Winslet de lado, mas a minha ultima experiencia com uma cinebiografia do cara não foi nem um pouco agradável! O filme é muito bom, a produção é, sem sombra de duvidas, muito superior ao antecessor, o roteiro é construído com base em três momentos que mudaram a história do mundo e que só aconteceram por causa da genialidade de Steve Jobs e dão uma perspectiva completamente nova para a história do cara! É triste ver que um roteiro tão bem escrito não esteja concorrendo esse ano.
De fato, o filme só concorre aos Oscars de Melhor Ator para Michael Fassbender e Melhor Atriz Coadjuvante para Kate Winslet, um pouco injusto na minha opinião, eles estão ótimos em suas atuações, principalmente o Michael, porém não são o melhor do filme que, eu repito, tem um roteiro muito bom que acaba sendo a melhor parte dessa história toda!
— O REGRESSO —
Em uma expedição pelo desconhecido deserto americano, o lendário explorador Hugh Glass é brutalmente atacado por um urso e deixado como morto pelos membros de sua própria equipe de caça. Em uma luta para sobreviver, Glass resiste à dor inimaginável, bem como à traição de seu confidente, John Fitzgerald. Guiado pela força de vontade e pelo amor de sua família, Glass deve navegar um inverno brutal em uma incessante busca por sobrevivência e redenção. TRAILERAlejandro G. Iñárritu chamou Leonardo DiCaprio para protagonizar um dos filmes mais comentados do ano! “O Regresso” concorre à DOZE FUCKING OSCARS em 2016, Melhor Filme, Melhor Diretor para Iñárritu, Melhor Ator para Leonardo DiCaprio, Melhor Ator Coadjuvante para Tom Hardy, Melhor Fotografia, Edição, Figurino, Maquiagem, Edição e Mixagem de som, Efeitos Visuais e Desenho de Produção! UFA... É claro que o filme vai levar a maioria dos prêmios técnicos pra casa, mas eu acho que muita gente vai acabar decepcionada com as categorias principais!
Entendam que, eu não estou torcendo contra o Leonardo DiCaprio, na verdade ele merece muito esse prêmio, principalmente por acabar sendo um dos únicos motivos que você tem pra chegar no final desse filme! Eu nem preciso dizer que o cara está impecável e também não preciso ressaltar que ele se entregou de verdade pra essa produção, o Oscar vai ser dele e se não for é muita sacanagem da academia! Porém, “O Regresso” não tem nada de mais (mentira, tem minutos demais!), é um filme muito bonito, que conta uma história ainda mais bonita e tem uma produção grandiosa, mas é um dos filmes mais chatos que eu já vi na minha vida! O Ingresso vale pela produção e pela atuação do DiCaprio, mas o enredo é tão gostoso quanto um chute no saco e se você não for preparado, vai acabar dormindo no cinema!
— EX MACHINA - INSTINTO ARTIFICIAL —
Em um refúgio nas montanhas de um talentoso bilionário da internet, um jovem participa de uma estranha experiência: testar a inteligência artificial, inserida no corpo de uma bela garota robô. Mas a experiência se torna uma sinistra batalha psicológica: um triângulo amoroso, onde a lealdade está dividia entre homem e máquina. TRAILER“Ex Machina - Instinto Artificial” entrou pra essa lista graças à indicação de Melhor Roteiro Original, mas o filme também concorre ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Mais uma vez deixo registrado um erro grotesco da academia, o filme merecia mais algumas indicações técnicas e a atuação de Alicia Vikander também precisa ser reconhecida! O elenco do filme é uma delicia, como não amar Domhnall Gleeson!? O cara é incrívelmente talentoso e também faz parte do elenco de “Brooklyn”, “O Regresso” e “Star Wars - O Despertar da Força”, filmes que também estão indicados esse ano, os dois últimos concorrendo diretamente na categoria de Efeitos Visuais com “Ex Machina”... E ainda temos OscarMODEOS VAMÔ SE BEIJA COM FORÇAIsaac, que já ganhou o Oscar de Amor da Minha Vida só por existir e estar lindo demais no papel de Nathan HAHAHA! Ele é o Poe Dameron de “Star Wars - O Despertar da Força”, um dos novos integrantes do novo trio de estrelas da saga, que apareceu muito pouco por lá, mas é protagonista por aqui e mostra todo seu potencial artístico no filme!
“Ex Machina” é um filmaço, tem uma trilha sonora incrível, uma fotografia linda e um enredo delicioso, provavelmente não vai levar nenhum prêmio pra casa, mas merece ser assistido por todo mundo!
— OS OITO ODIADOS —
Durante uma nevasca, o carrasco John Ruth está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue, que ele espera trocar por grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren, que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix, prestes a ser empossado em sua cidade. Como as condições climáticas pioram, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados. Aos poucos, os oito viajantes no local começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um inevitável confronto entre eles. TRAILERTodo mundo comentou muito quando o trailer de “Os Oito Odiados” garantia um filme de três horas, o mundo se dividiu entre as pessoas que não aguentavam mais esperar pra ver o novo filme do Tarantino e as que estavam morrendo de medo de tudo acabar sendo uma grande merda! No fim das contas a gente nem sente que se passaram as três horas... o enredo não foge do estilo Tarantino de fazer filme e é um dos mais agradáveis entre os indicados desse ano! Tarantino se arriscou e nos presenteou com um filme sem protagonistas, ninguém é legal aqui, não existem leis ou mocinhos e também não parece que alguém vai sobreviver no final de tudo. A fotografia do filme é um espetáculo, as cenas de ação e a atuação do enredo também são ótimas e a trilha sonora acaba se destacando como algo muito maior!
Infelizmente o enredo de “Os Oito Odiados” não está estre os indicados desse ano mas o filme concorre nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Jason Leigh.
— DIVERTIDA MENTE —
Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Ela é retirada de sua vida no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções – Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza. As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. Conforme Riley e suas emoções se esforçam para se adaptar à nova vida em São Francisco, começa uma agitação no centro de controle. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola. TRAILER“Divertida Mente” entrou pra minha lista de Melhores Filmes de 2015! Acho que eu já assisti esse filme mais vezes que “Frozen”, que era a minha animação favorita até então! O filme concorre aos Oscars de Melhor Longa de Animação e Melhor Roteiro Original! Eu seria um fã de cinema muito feliz se o roteiro da Pixar fosse premiado dessa vez, o filme é uma das criações mais bonitas que eles já entregaram pra gente, é aquele tipo de obra que vai ser lembrada pra sempre como 'um filme que conversa com todos os públicos'! Eu diria que vai muito além disso! Você não imagina que vai receber tantas lições importantes assistindo um desenho!
É impossível não se identificar com o funcionamento das emoções em “Divertida Mente”, é tão natural que você acaba preferindo acreditar que existem esses seres pequeninhos dentro da sua cabeça te ajudando a controlar tudo, o filme também é carregado de simbologias que acabam ficando nas entrelinhas, mas não perde o tom lúdico e se destaca como um dos mais agradáveis que você vai ver!
— A GRANDE APOSTA —
Quatro pessoas de fora do mundo das altas finanças previram o colapso do crédito e a bolha imobiliária em meados dos anos 2000 resolvem prejudicar os grandes bancos pela falta de conhecimento e, claro, principalmente pela ganância. Basicamente, eles viram uma oportunidade no meio da crise que ninguém mais conseguiu enxergar. TRAILER“A Grande Aposta” é um filme genial! Também fica entre os meus preferidos dessa lista, principalmente por causa do tom agradável que o roteiro assume! É um cinebiografia que conta a história do desastre econômico que ficou conhecido como Bolha Imobiliária, mais uma história de Wall Street, os Estados unidos adoram elas, mas a surpresa aqui é que o protagonista não é uma pessoa, é um evento... uma tragédia!
O elenco faz brilhar os olhos, Ryan Gosling, Christian Bale, Steve Carell, Marisa Tomei, Finn Wittrock e Brad Pitt invadem a tela do cinema e esbanjam talento, pode ficar anotado aqui que eles estrelam nesse filme performances que vão ficar marcadas para sempre em suas carreiras! O filme tinha tudo pra ser um porre e acaba sendo muito mais divertido do que qualquer um pode imaginar, a produção é de primeira e a equação de um elenco talentoso somado à um enredo bem feito garantem que esse seja um dos melhores filmes entre os concorrentes, é meu candidato para a estatueta de Melhor Filme, mas eu acho que não vai ganhar, espero estar errado! O Filme concorre aos Oscars de Melhor Filme, Melhor Direção para Adam McKay, Melhor Ator Coadjuvante para Christian Bale que tem grandes chances de levar o homenzinho dourado pra casa, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.
— O QUARTO DE JACK —
O Quarto de Jack conta a extraordinária história de Jack, um espirituoso menino de 5 anos que é cuidado por sua amada e devota Ma. Como toda boa mãe, Ma se dedica em manter Jack feliz e seguro, cuidando dele com bondade e amor, e fazendo coisas típicas como brincar e contar histórias. Sua vida, entretanto, é tudo menos normal – eles estão presos – confinados em um espaço de 10 m² sem janelas, o qual Ma chamou eufemisticamente de “O QUARTO DE JACK”. Ma criou todo um universo para Jack dentro d'O QUARTO DE JACK, e ela não parará por nada para garantir que, mesmo neste ambiente traiçoeiro, Jack seja capaz de viver uma vida completa e satisfatória. Enquanto a curiosidade de Jack sobre a situação em que vivem cresce, e a resiliência de Ma alcança um ponto de ruptura, eles ensaiam um arriscado plano de escape, o que os leva a ficar face-a-face com o que pode ter se tornado a coisa mais assustadora: o mundo real. TRAILEROutro dos meus favoritos e um dos filmes mais bonitos do mundo é “O Quarto de Jack”! Concorrendo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção para Lenny Abrahamson, Melhor Atriz para Brie Larson e Melhor Roteiro Adaptado, esse é um dos concorrentes mais fortes da noite! Apesar de não estar entre os mais indicados, “O Quarto de Jack” é um filme extremamente emocionante e a atuação de Brie Larson e Jacob Tremblay como os protagonistas é tão boa que eu não consigo achar um adjetivo compatível com a grandiosidade do que se vê aqui!
É um desses filmes que determinam carreiras, que vai ser lembrado pra sempre e que nunca vai deixar de ser bom demais! Infelizmente por aqui ele não tem ganhado muita atenção, mas é minha escolha como Filme do Ano, por todas as lições que ele ensina, por desconstruir completamente tudo o que a maioria das pessoas considera normal e por fazer refletir como quase nenhum outro filme faz!
— PERDIDO EM MARTE —
Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney é dado como morto após uma feroz tempestade e é deixado para trás por sua tripulação. Mas Watney sobrevive e encontra-se sem recursos e sozinho no planeta hostil. Apenas com suprimentos escassos, Watney deve contar com a sua criatividade, engenho e espírito para subsistir e encontrar uma maneira de sinalizar à Terra que está vivo. A milhões de quilômetros de distância, a NASA e uma equipe de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer 'o marciano' de volta enquanto seus colegas de tripulação simultaneamente traçam uma ousada, se não impossível, missão de resgate. Conforme essas histórias de incrível bravura se desdobram, o mundo se une para torcer pelo retorno seguro de Watney. TRAILER“Perdido em Marte” também está na minha lista de melhores filmes de 2015! Eu disse que o filme é a redenção de Ridley Scott, depois de fazer um filme estupido ele conseguiu adaptar um dos livros que eu mais gostei de ler no ano passado num filme bonito, bem produzido, com roteiro bastante fiel e um elenco delicioso! É claro que “Perdido em Marte” tem alguns erros, mas a vida não é perfeita!
Concorrendo aos Oscars de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Efeitos Visuais, Mixagem e Edição de som, Desenho de Produção e Melhor Ator para Matt Damon, eu acho que, pelo menos, a estatueta de melhor roteiro fica por aqui, seria uma pena isso não acontecer! O filme é muito bom, mistura humor e drama na medida certa além de apresentar um jornada tão bem contada que parece real!
— PONTE DOS ESPIÕES —
Dirigido por Steven Spielberg, Ponte dos Espiões é um dramático suspense que conta a história de James Donovan, um advogado de créditos de seguros do Brooklyn que encontra-se no centro da Guerra Fria quando a CIA o envia a uma tarefa quase impossível de negociar: a libertação de um piloto americano capturado. TRAILER“Ponte dos Espiões” é um filmaço, mas eu acho que essas seis indicações que ele recebeu são um pouco injustas! Concorrendo aos Oscars de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Mark Rylance, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Mixagem de Som e Desenho de Produção, o número de indicações é quase um exagero! Ok, é o famoso 'filme sobre politica' da lista de indicados, mas eu sofro demais quando a academia coloca esse tipo de filme entre os concorrentes de Melhor Filme!
Minha implicância não significa que o filme seja ruim, como eu disse, é um filmaço... Spielberg fez o trabalho direitinho, Tom Hanks é sensacional sempre (te amo Tontom ♥), mas é um filme bem simplesinho, sobre um tema que não fica saturado nunca, porém enjoa e uma produção sem nada demais! Se eles queriam preencher uma vaga na lista de indicados a Melhor Filme, “Carol” poderia representar esse papel com maior destreza, “45 Anos” também, sem sombra de dúvidas! Vai entender...
— A GAROTA DINAMARQUESA —
Cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda e sua descoberta como mulher.TRAILERComo eu adoraria ver Eddie Redmayne ganhar mais um Oscar pelo trabalho espetacular que ele faz quando entra em cena! No ano passado ele levou o Oscar de Melhor Ator ao interpretar Stephen Hawking em “A Toeria de Tudo” e esse ano ele está indicado ao mesmo premio por causa de seu papel em “A Garota Dinamarquesa”, se no primeiro ele conseguiu interpretar com majestosidade um gênio portador de ELA, o desafio agora era se tornar mulher! Lili Elbe foi a primeira mulher transsexual de que se tem registro na história, uma heroína que enfrentou todo o mundo e lutou pela realização de seus sonhos! Eu nem tenho palavras pra explicar o quanto “A Garota Dinamarquesa” me tocou profundamente... o filme é uma celebração ao corpo, ao toque, ao sexo! Muitos críticos não gostaram da adaptação, disseram que o filme romantizou demais uma história que foi bem triste e mesmo assim acabou ganhando quatro indicações esse ano! Além de Melhor Ator para Eddie Redmayne, o filme concorre aos Oscars de Melhor Atriz Coadjuvante para Alicia Vikander, Melhor Figurino e Desenho de Produção!
Alicia (a mesma de “Ex Machina”) é uma das favoritas para levar a estatueta pra casa, vai brigar feio com Rooney Mara e eu acredito que vai acabar levando o homenzinho dourado pra casa mais tarde! Vamos acompanhar!
— STRAIGHT OUTTA COMPTON - A HISTÓRIA DO N.W.A. —
Califórnia, década de 1980. Cinco jovens usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), que dá voz a uma geração e promove a explosão do gangsta rap. TRAILER
“Straight Outta Compton - A História do N.W.A.” é um filme que também não ganhou muita atenção por aqui, uma cinebiografia de uma dos maiores grupos de rap da história que existe até hoje e acabou se tornando um dinastia! Eu, apesar de gostar muito de rap, só vi o filme por causa da indicação de Melhor Roteiro Original e fiquei bem surpreso com o que eu vi!
A história não surpreende, mas a produção e o elenco são muito bons e o enredo, apesar de básico, é muito bem construído! Os diálogos são sensacionais, a ambientação do filme é linda e ainda temos um trilha sonora fodástica acompanhando isso tudo! Não é o melhor filme do mundo, mas é muito agradável... o discurso sobre racismo está presente dentro da narrativa o tempo inteiro e isso é bem legal, ainda mais levando em consideração todas as polemicas quanto aos escolhidos para as categorias de Melhor Atuação desse ano!
Eu escrevi um texto no Medium sobre essas conversas de racismo e as escolhas da academia do Oscar, é só clicar aqui pra ler ☺
— MAD MAX - ESTRADA DA FÚRIA —
Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa na tentativa se salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo. TRAILER
Mais um da lista de melhores filmes que eu vi no ano passado! “Mad Max - Estrada da Fúria” é o blockbuster mais gostoso e bem elogiado de 2015, pra mim, ficou atrás apenas do novo Star Wars (mas pode ser que eu seja muito fanboy pra colocar outro filme em primeiro lugar!) e está concorrendo à DEZ OSCARS ESSE ANO! Melhor Filme, Melhor Direção para George Miller, Melhor Fotografia, Edição, Figurino, Maquiagem, Mixagem e Edição de Som, Efeitos Visuais e Desenho de Produção.
“Mad Max - Estrada da Fúria” é mais um daqueles filmes da onda de reboots, remakes e homenagens que eu comentei lá em cima quando falei sobre “Creed”, mais um desses que veio para resgatar um passado e acaba se destacando como um filme único e sensacional que abre novas possibilidades e mostra que Hollywood ainda sabe fazer coisas boas! Não tem como explicar o quanto o filme é bom, vou falar que é sensacional, por que é meu adjetivo preferido, mas é impossível explicar do jeito certo o quanto o enredo é perfeito, como a produção é primorosa, como o elenco o talentoso, os efeitos são tão bons que dá vontade de chorar... isso tudo sem contar a emoção e a tensão que o filme consegue transmitir! A briga entre “Mad Max” e “O Regresso” pelas categorias técnicas vai ser acirrada, mas eu bem gostqaria de ver esse aqui ganhando o prêmio de Melhor Filme, há muito tempo um blockbuster não leva a estatueta pra casa!

Geminiano, quer ser escritor e jornalista, vive estudando e trabalhando mas sonha com o dia em que vai passar muito mais tempo criando romances sentado na varanda da casa de praia em algum lugar paradisíaco do Brasil, viciado em café, catuaba e cachorro quente, alguns dizem que ele não é uma boa companhia... clica aqui pra conhecer a equipe!
SEGUE ELE POR AÍ
SEGUE ELE POR AÍ