#Controverso | Sobre ENEM, Facebook, Mulheres, Violência e Marco Feliciano!





Antes de qualquer coisa eu preciso dizer que isso aqui não é um post sobre feminismo, misandria, misoginia, machismo e nenhum outro ismo ou ia! É um post sobre mulheres, e sim... eu sei que é complicado falar de mulher quando eu sou homem, eu sei que é mais complicado ainda não falar merda sobre o assunto nessas condições e sei também que é muito difícil não falar de feminismo quando estou falando de homens, mulheres e igualdade!
Antes de mais nada, você sabe o que é feminismo? Feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e econômica dos sexos, garantindo que as mulheres tenham os mesmos direitos que os homens nas mais diversas esferas sociais... eu já vou tocar no ponto mais polemico disso tudo que é pra vocês entenderem direitinho! Se um cara sai pra balada e fica com oito meninas, vai embora pra casa com duas e faz uma surubinha no motel, ele é foda, pica das galaxias... as garotas que foram pra surubinha com ele provavelmente são muito bem resolvidas sexualmente, com o próprio corpo e ainda se garantem caso ele não aguente dar prazer para as duas (quase nenhum cara consegue), mesmo assim, com a alto estima lá em cima e exalando confiança e poder, essas garotas sensacionais vão ser taxadas como vagabundas!
É como se existisse um caminho, e no meio desse caminho tem uma fenda que te derruba num abismo! Você tem três opções, tentar descobrir um jeito de contornar a fenda (pode ser que isso demore muito, pode ser que não... mas com força de vontade você consegue e alcança o outro lado), pular a fenda (pode ser que você não consiga ainda, mas com um pouco de treino você supera seu passado e aprende coisas novas e isso é bom!) ou se entregar e desistir... continuar parado ali na beirada do precipício, montar acampamento e acabar caindo la dentro por descuido (ou se jogar por desespero, quem sabe?)!
Essa fenda é ainda maior em países como o Brasil... um país subdesenvolvido, com a economia toda errada, um governo abusivo e corrupto, uma constituição atrasada e uma história construída com base na exploração de um território e da vida de outras pessoas! No Brasil, o machismo é intrincado dentro do nosso passado, da nossa religião... quando você nasce menino, ganha armas, carros e aviões pra brincar, as meninas ganham casinhas e panelinhas, desde pequenos nós aprendemos qual é o nosso lugar no mundo, de quem nós devemos gostar e odiar... só que isso não significa que nós aprendemos da maneira correta!
O Brasil é um país onde as pessoas tem que sair na rua pra fazer as outras entenderem que quando acontece um abuso sexual a culpa não é da vitima... e é aqui que eu quero chegar! Ali em cima eu disse que não era um post sobre feminismo, é um post sobre mulheres... o motivo disso é o tema da redação do ENEM desse ano: "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira!", o tema foi revelado minutos depois que a prova começou e a internet ficou cheia de gente dando todo tipo de opinião possível sobre o assunto... as feministas foram as mais comentadas, é claro que muita gente comemorou o tema ter sido levantado logo agora, mas na maior parte dos posts das redes sociais, essas meninas decidiram usar toda e visibilidade e a polemica do movimento pra transformar a redação do ENEM em uma arma!
E qual é o problema disso!? O problema é que a redação do ENEM esse ano não era sobre feminismo, era sobre violência! E sim, eu sei que dá pra falar de violência e feminismo ao mesmo tempo... mas esse também não é o problema! O problema é que nós estamos em 2015, fazemos parte de uma sociedade que tem mais de 500 anos de história e mesmo assim ainda não aprendemos como é que devemos tratar as nossas mulheres! O brasileiro insiste em viver da pior maneira possível, nós estamos pedindo para as nossa juventude escrever sobre o o por que de não termos conseguido erradicar a violência contra a mulher ainda, estamos assumindo que não fizemos nosso trabalho direito e que eles estão se preparando pra entrar numa sociedade caótica, onde as leis pouco fazem pra proteger o cidadão, esse cidadão que precisa se virar do avesso pra conseguir viver de algum jeito que parece bom!
Eu fui pesquisar as estatísticas sobre o assunto e , logo de cara, achei que fosse tudo piada! Em 2014, do total de 52.957 denúncias de violência contra a mulher, 27.369 corresponderam a denúncias de violência física (51,68%), 16.846 de violência psicológica (31,81%), 5.126 de violência moral (9,68%), 1.028 de violência patrimonial (1,94%), 1.517 de violência sexual (2,86%), 931 de cárcere privado (1,76%) e 140 envolvendo tráfico (0,26%).* FORAM MAIS DE 50MIL MULHERES SOFRENDO ALGUM TIPO DE ABUSO NO PAÍS! É muita gente, e é claro que não somos o primeiro país nesse ranking de agressões contra as mulheres, mesmo assim uma mulher é agredida a cada cinco minutos por aqui! Pesquisas indicam que mais de 40% das mulheres que sofrem agressão, passam por isso diariamente! DIARIAMENTE!
É espantoso, não dá pra acreditar que nós ainda vivemos assim, não dá pra acreditar que o brasileiro prefere sair na rua pra gritar por causa de beijo na novela do que colocar a cara no sol por causa de uma causa como essa... e o pior de tudo, não da pra acreditar que as pessoas decidiram transformar essa tragédia numa guerra entre feministas e pessoas que gostam de encher o saco de feministas! Por que não, o cara que comentou a sua publicação não é machista, ele é um bosta! Ele é um pedaço de lixo que gosta de espalhar ódio pelas redes sociais, a maioria nem acredita no que escreveu, só copiou de algum lugar pra poder discordar de você, ele nem imagina ou sabe o quanto o crescimento do feminismo é importante pra transformar a sociedade brasileira em algo melhor! Ele só foi comentar o seu post pra poder te ver com raiva, pra poder despertar em você toda a mágoa que você carrega nos ombros por causa da nossa própria história e te fazer responder com ódio!
Quem escreveu sobre os ideais feministas provavelmente vai tirar uma nota ruim na redação, e não sou eu que estou dizendo isso... um monte de professores, mestres e doutores já deram entrevistas falando sobre isso de ontem pra hoje, é só pesquisar ai no google!
Sabe ali em cima, onde eu falei sobre aprender as coisas desde pequeno... é nessa mesma época que nós descobrimos o que é bom e o que é ruim, e nossos pais nos ensinam que continuar fazendo coisas ruins não é legal! Com o tempo você aprende a dizer isso com o ditado "Persistir no erro, é burrice", e agora você entende o que eu quero dizer (eu espero!)... se é errado tratar com violência as mulheres no nosso país e nós estamos persistindo nisso (sim, nós estamos... por isso os números ainda existem, por isso virou tema da redação!), nós somos burros! SIM, SOMOS UM MONTE DE GENTE BURRA E EGOÍSTA QUE NÃO SE IMPORTA UNS COM OS OUTROS!
O brasileiro está acostumado a só gritar quando a coisa fica feia pro lado dele, se você não é mulher... pouco te importa o feminismo, se você não é gay... pouco te importa a criminalização da homofobia, se você não mora em São Paulo... pouco te importa a cidade estar cada vez mais violenta! E não é assim que nosso país vai sair do lugar, o cidadão existe pra ser agente de mudança, foi assim quando nós precisamos ficar independentes, quando nós proclamamos a republica, quando derrubamos o militarismo ou quando conseguimos garantir nosso direito de voto! Você precisa colocar na cabeça que a melhor maneira de mudar esse país é mostrando pro governo, pra policia, pra todo mundo que você quer mudança! Não adianta sair atacando todo mundo que não pensa como você nas redes sociais, não adianta usar um acontecimento relacionado a sua causa como arma pra fazer os outros engolirem seus ideais... não adianta!
Vamos aprender a nos manisfestar pelas coisas boas, seria muito mais bonito que as pessoas escrevessem seus textões no Facebook pedindo que o governo não falasse de violência só nas provas do ENEM, que houvesse mais investimento nessa luta! Não posso terminar isso aqui sem falar do post que o Marco Feliciano fez no Facebook sobre a questão que citava Simone Beauvoir (um nome que ele nem deve saber falar!), olha só:
A questão era sobre politica e a citação de Simone era sobre o papel da mulher na sociedade! Não era sobre gênero, ninguém estava falando sobre gênero nesse ENEM! Ninguém deveria discutir gênero nesse universo, é pessoal... cada um de identifica como bem quiser e o resto tem que aceitar e continuar vivendo a própria vida! Simone Beauvoir quis dizer que ser mulher está muito além de ser feminino, a mulher perante a sociedade está em constante transformação, subindo cada vez mais rápido os degraus que levam a sua total excelência... mesmo assim ele foi gritar pra todo mundo que é doente e consegue se identificar com os ideais dele que o MEC quer levantar a discussão de gênero nas escolas e fazer uma lavagem cerebral nas crianças bla, bla, bla o mesmo monte de merda que ele sempre fala... tá vendo como é!? Tirar o foco do tema da redação (que eu repito, era o Brasil não conseguir lidar com a violência contra a mulher) e transformar isso numa arma pra defender seus ideais é fazer a mesma coisa que ele tá fazendo!
Eu espero não ter ofendido ninguém hoje, espero que as pessoas comecem a perceber que pras mudanças acontecerem você tem que deixar o egoísmo de lado e espero que ninguém venha despejar ódio aqui nos comentários! Mas a discussão está aberta e você é livre pra fazer o que quiser ♥

*dados coletados no site da campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte”, um resultado da cooperação entre o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e o Ministério da Justiça, que Tem como objetivo unir e fortalecer os esforços nos âmbito municipal, estadual e federal para dar celeridade aos julgamentos dos casos de violência contra as mulheres e garantir a correta aplicação da Lei Maria da Penha. Você pode clicar aqui pra saber mais!
RENAN RIBEIRO
Geminiano, quer ser escritor e jornalista, vive estudando e trabalhando mas sonha com o dia em que vai passar muito mais tempo criando romances sentado na varanda da casa de praia em algum lugar paradisíaco do Brasil, viciado em café, catuaba e cachorro quente, alguns dizem que ele não é uma boa companhia... clica aqui pra conhecer a equipe!
SEGUE ELE POR AÍ