#Resenha | “O Homem do Castelo Alto” - Philip K. Dick.





O Homem do Castelo Alto” foi a leitura do mês no Vórtice Fantástico aqui de Campo Grande! Um livro impressionante, uma obra prima do PKD, que não agradou muito meus colegas do grupo, mas que eu gostei muito e já conto pra vocês por quê!
Editora Aleph | 2012 | 300 Páginas




Neste livro que é considerado por muitos o melhor trabalho do autor, Dick apresenta um cenário sombrio: a Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Nazistas. O mundo vive sob o domínio da Alemanha e do Japão. Os negros são escravos. Os judeus se escondem sob identidades falsas para não serem completamente exterminados. É nesse contexto que se desenvolvem os dramas de vários personagens. Ao apresentar uma versão alternativa da história, Dick levanta a grande questão: “O que é a realidade, afinal?”



Phlip K. Dick caiu nas graças do Vórtice Fantástico daqui depois que nós lemos “Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?”, onde Dick nos apresenta um mundo pós apocalíptico, semi abandonado e mortal, onde algumas pessoas insistem em viver e ainda tem esperanças de um futuro diferente! Se você quiser ler a resenha é só clicar aqui.
Quando eu disse que meus colegas de Vórtice não gostaram muito desse livro, eu disse por que eles mesmo confirmaram isso, eu acredito que a culpa seja da diferença entre as duas narrativas! Enquanto aqui PKD se concentra em contar várias histórias ao mesmo tempo e mostrar em que estado o mundo se encontra levando em consideração essa nova realidade, em “ASCOE?” nós acompanhamos apenas um personagem o tempo todo, nesse caso é mais gostoso de acompanhar a trama, todo mundo sabe disso! Quando o autor começa a fragmentar a história, o leitor acaba perdendo a paciência tanto por que quer que as coisas aconteçam da forma mais linear possível, quanto por que cria expectativa e acaba frustrado quando um capitulo acaba! Eu digo isso, por que foi o que aconteceu comigo, toda vez que a história mudava de personagem eu queria socar a parede (ou qualquer coisa que pudesse ser socada!) e passar por cima de tudo até encontrar a parte onde o que eu estava lendo continuava!
Mas, sinceramente, esse foi o único problema que eu encontrei nesse livro! Todo mundo sabe que eu sou fascinado pelas histórias da Segunda Guerra Mundial, quando vi essa sinopse eu fiquei chocado e cheio de vontade de saber qual era a desse cara! PKD é um gênio! Sério! eu queria conhecer ele, queria ser amigo dele, queria ficar perto pra ver se um pouco dessa genialidade passava pra mim HAHAHA! É incrível como o cara escreve bem, eu já sabia disso por causa do outro livro, mas dessa vez ele se superou!
PKD conta que a guerra foi vencida pelos países do Eixo, o Japão e a Alemanha dominaram boa parte do mundo e construíram impérios gigantescos, ISSO MESMO GENTE! UM MUNDO CONTROLADO POR NAZISTAS! JÁ PENSOU!? Eu não consigo expressar o quanto escrever sobre isso é genial! É claro que eu não gostaria de saber de verdade como seria se os nazistas fossem tão poderosos hoje em dia, jamais! Mas na ficção isso funcionou muito bem, Dick conseguiu criar um mundo que funciona de verdade, é claro que existem um monte de problemas no governo (todos tem problemas) e é claro que o mundo é um desastre (essa sinopse é curtinha, mas deixa isso em claro), mas mesmo assim o mundo continua ali, rodando, com todo mundo respirando e tentando viver suas vidas! E o que que isso tem de legal?
Você já parou pra pensar como seriam as coisas se tudo tivesse acontecido de uma maneira diferente!? Se as mulheres e os gays nunca tivessem saído por aí protestando por direitos iguais? Se a Revolução Industrial nunca tivesse acontecido? Se ninguém tivesse inventado a televisão? Se o Iluminismo não deixasse de ser apenas um desejo, uma ideia!? Como é que seria o mundo se as coisas tivessem tomado outro rumo? É fascinante questionar a realidade desse jeito! Isso ninguém pode negar.
PKD surpreende em não deixar nenhuma ponta solta, tudo está ali da maneira como deveria ser (ou não, no caso), segregação extrema, preconceito elevado ao nível máximo da coisa, tirania, politicagem, corrupção, mentiras e tudo mais que você puder imaginar... um mundo que governa pro governo e não se importa com a população, o meio ambiente ou qualquer coisa que esteja a mais de um palmo de distancia dos centros do poder! E no meio disso tudo uma esperança, um livro que conta a história de um mundo sem nazismo, sem impérios dominando tudo, uma linha de tempo completamente diferente, uma realidade alternativa dentro da realidade alternativa! MINHA CABEÇA QUASE EXPLODIU HAHAHAHA! Tem como não amar esse cara!?
É possivel não gostar da história? É... meus amigos do grupo não gostaram! Mas eu garanto que vale a pena! De verdade, você só precisa abrir um pouco a mente e se concentrar na trama que vai acabar se encantando como eu me encantei! O livro ganhou essa edição da Editora Aleph, e eu ainda não consigo entender essas capas, mas tudo bem! Custa no máximo R$40,00, e vai virar série!
Uma minissérie na verdade, para a Amazon dos Estados Unidos, a produção anda meio empacada, mas o episódio piloto já saiu na Amazon Prime e conta com a produção de Ridley Scott, direção de David Semel e roteiro de Frank Spotnitz! O roteiro é um pouco diferente do livro, no caso da série O Gafanhoto Torna-se Pesado é um filme que acaba sendo encontrado por uma garota e mostra um realidade diferente do mundo em que ela vive! Eu vi o episódio e quase chorei de emoção com a qualidade da produção, o resultado é primoroso! O site i9 fez um resenha deliciosa que ainda compara o piloto com o livro, mas tá em inglês, quem quiser ver pode clicar aqui! Olha só a abertura da série que linda:
Eu espero que vocês leiam e aproveitem! Um beijo e uma fungada no cangote de vocês, até a próxima ;)
RENAN RIBEIRO
Geminiano, quer ser escritor e jornalista, vive estudando e trabalhando mas sonha com o dia em que vai passar muito mais tempo criando romances sentado na varanda da casa de praia em algum lugar paradisiaco do Brasil, viciado em catuaba e cachorro quente, alguns dizem que ele não é uma boa companhia... clica aqui pra conhecer a equipe!
SEGUE ELE POR AÍ