#Controverso | Cinco personagens dos livros que representam tudo o que eu penso sobre as mulheres!





Hoje é o Dia Internacional da Mulher, data que celebra o momento em que operárias do setor têxtil de Nova Iorque saíram para as ruas protestando por melhores condições de trabalho em 1857! Na verdade a história do dia 08 de Março é um pouco confusa, fazendo minhas pesquisas eu descobri que nesse mesmo dia uma  outra fábrica de tecidos pegou fogo em Nova Iorque, só que anos depois das manifestações do final da década de 50, essa tragédia acabou matando centenas de funcionárias dessa fábrica e é claro que também deixou uma marca permanente na história!
A verdade é que protestos pela harmonização dos direitos da mulher acontecem desde muito antes, a história da civilização é recheada de momentos onde senhoras e senhoritas arregaçaram suas mangas pra lutar pela honra de seus direitos e pela igualdade de gênero ao redor do planeta, momentos que influenciam até hoje nossas histórias preferidas! Coragem, determinação, racionalidade, sedução e amor... são os ingredientes básicos que compõe qualquer mulher na minha opinião, e pra comemorar esse dia tão especial eu escolhi cinco personagens que eu amo e representam muito bem cada uma dessas características!

KATNISS EVERDEEN

Jennifer Lawrence como Katniss nos filmes da saga.
Katniss é uma mulher incrível, ela colocou as próprias necessidades de lado pra cuidar da mãe e da irmã, sua coragem é tão grande que ela assinou sua sentença de morte quando se voluntariou como tributo nos Jogos Vorazes para salvar a vida da pequena Prim. Como se isso não fosse suficiente, ela decidiu burlar as regras do sistema, enfrentou de cabeça erguida o governo da Capital e conseguiu sair da arena viva ao lado de Peeta!
No fim, se tornou simbolo da revolução, e mesmo sem experiência politica nenhuma mostrou ao seu país que governos são feitos pelo povo e para o povo, que poder nenhum é maior que a união e que mesmo parecendo impossível, mesmo que o destino conspire contra, qualquer pequena chama pode se tornar um grande incêndio!
Katniss não se tornou o Mockinjay por causa da beleza, educação e simpatia! Ela é bem durona na verdade, um pouco ameaçadora disparando flechas por aí... Ela liderou uma revolução por ser ela mesma, por acreditar que seus sonhos poderiam virar realidade, por acreditar no seu próprio povo!

DAENERYS TARGARYEN

Emilia Clarke como Daenerys na série da HBO.
Daenerys é uma caixinha de surpresas! Uma princesa sem reino, que cresceu sob a sombra dos homens que sujaram o nome da família Targaryen, acuada, esquecida em um canto qualquer... acabou sendo vendida como esposa de um monstro pelo próprio irmão e mesmo assim nunca desistiu! Ela conseguiu quebrar as barreiras com Khal Drogo e plantou amor de verdade em um coração que era quase desértico!
Mas o destino gosta de brincar com as pessoas, Daenerys teve que escolher entre voltar para a vida de servidão ou usar seu poder para liderar um povo que mal conhecia, e depois que três dragões nasceram nos seus braços ela entendeu que era mais que uma simples garota, ela era uma Rainha!
Uma Rainha que precisava lutar pra conquistar seu trono de volta! Sem se preocupar em derramar o próprio sangue ela saiu em uma jornada cujo único destino era a realização de seus sonhos, ela fez e desfez planos e não teve medo de se jogar no abismo da dúvida, Daenerys tem muitos nomes, mas pode se resumir em determinação! Seu destino ainda é uma incerteza, mas ela é forte o suficiente pra não deixar dúvida nenhuma de que ainda vai repousar uma coroa em seus cabelos brancos!

HERMIONE GRANGER

Emma Watson como Hermione nos filmes da saga.
Coragem e determinação acompanham Hermione desde sempre, a garota que cresceu ao lado do famoso Harry Potter também é uma das mulheres mais dedicadas que eu já conheci nos livros, mas o grande destaque de sua personalidade é a razão! Bruxo nenhum pode se orgulhar de ser mais racional que essa ruivinha!
Hermione era guiada por emoções sim, que mulher não é!? Vocês usam os sentimentos como um dom, são capazes de resolver qualquer problema que aparecer com um pouco de amor, compaixão e fraternidade... faz parte do DNA feminino! Mas Hermione conseguia deixar seus sentimentos de lado por um momento e enxergava a situação pelo melhor ponto de vista possível, se suas emoções fossem o mais importante na hora, ela com certeza deixaria a razão de lado também, ela sabia lidar muito bem com isso!
Se não fosse por ela, eu tenho certeza que Hogwarts teria desmoronado no final do Torneio Tribuxo, quando você sabe quem retornou de verdade e quase conseguiu vencer nosso querido Harry Potter!

MARIA CAPITOLINA SANTIAGO

Maria Fernanda Candido como Capitu na Minissérie.
Capitu é o o maior mistério da literatura! Você pode até tentar adivinhar quais são as verdadeiras intenções dessa mulher, pode tentar descobrir se ela conta verdades ou mentiras, pode até tentar arrancar um segredo dela... mas eu garanto que não vai resistir muito tempo enfrentando seu olhar de cigana obliqua e dissimulada!
Capitu é mais que um rostinho bonito, mais que curvas e cabelos sedosos... ela é uma mulher forte, muito maior do que deveria ser, um exemplo de coragem e audácia, mas acima de qualquer coisa era pura sedução! Ela não fazia esforço, a coisa acontecia involuntariamente... ora você estava vendo essa mulher, ora estava morrendo de amores por ela!
É claro que ela sofreu por causa disso, Dom Casmurro não conseguia determinar se ela foi ou não infiel e as suspeitas do marido acabaram rendendo julgamentos de todas as partes, mas ela não se deixou abater, enfrentou o mundo de cabeça erguida, afinal de contas o próprio Casmurro afirmou:
“Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem. Se ainda o não disse, aí fica. Se disse, fica também.”

 LUCY HOUSTON

Ka Hancock, a mulher que criou a personagem.
Lucy é a primeira mulher que vem na minha cabeça quando eu falo de amor! Quando eu fiz uma lista das leituras de 2014 que mais me tocaram lá no Linhas Erradas (dá pra ver esse post clicando aqui), eu disse que a história de “Dançando Sobre Cacos de Vidro” é sem dúvidas uma das mais emocionantes que eu já li na vida!
Lucy e Mickey tinham tudo pra ser o pior casal do mundo, ele sofrendo com a bipolaridade e ela se recuperando de um câncer que deixou sua vida por um fio! A vida dos dois foi perfeita por um tempo, eles fizeram planos, construíram sonhos juntos e decidiram que eles precisavam ser realizados uma hora ou outra! Até que, contra todas as possibilidades, Lucy engravidou, o câncer voltou e a vida virou um tornado!
Mas o amor consegue vencer qualquer coisa, e ela tinha tanto pra dar que conseguiu ter uma filha linda, conseguiu fazer o Mickey acreditar que era capaz de criar essa criança e garantir o futuro de uma família incrível, mesmo com a sombra da morte sobre sua existência, mesmo com o destino estapeando sua felicidade, essa mulher não deixou de amar em momento nenhum!

Coragem, determinação, razão, sedução e amor... é disso que vocês são feitas! É por causa disso que vocês estão dominando o mundo! Mais que um pedaço de costela, mais que comandantes do fogão, mas do que alguém que tem um lugar determinado no mundo... vocês transcendem a existência! São maiores do que se pode imaginar... Obrigado por existirem, por tornarem o mundo um lugar mais divertido e mais fácil de se viver, feliz Dia Internacional da Mulher!
RENAN RIBEIRO
Geminiano, quer ser escritor e jornalista, vive estudando e trabalhando mas sonha com o dia em que vai passar muito mais tempo criando romances sentado na varanda da casa de praia em algum lugar paradisiaco do Brasil, viciado em catuaba e cachorro quente, alguns dizem que ele não é uma boa companhia... clica aqui pra conhecer a equipe!
SEGUE ELE POR AÍ