#Resenha | “O Oceano no Fim do Caminho” - Neil Gaiman





No ano passado Neil Gaiman lançou "O Oceano no fim do caminho", que eu não consegui colocar na lista de leitura por que já tinha programado quais seriam os livros até o fim do ano, por isso deixei pra ler só agora! Eu sou muito fã desse autor por que ele marcou uma fase bem interessante da minha vida.
Alguns adolescentes curtem rock, outros curtem rock por um determinado tempo da vida em que se identificam com as letras e as melodias e até com as atitudes dos rockstars. Eu fui adolescente durante o final dos anos 90 e começo dos anos 2000, quando minha fase rocker chegou eu ouvia Marilyn Manson, Evanescence e Pitty (são bandas que não tem muita coisa em comum, mas eu não me lembro de existir nada comum na minha vida)!
O gosto musical acabou refletindo no gosto literário também e eu passei a ler livros com mais suspense, com aventuras mais fantasiosas e tals. Foi nessa época que meu melhor amigo me apresentou os HQ's de Sandman, escritos por Neil Gaiman e desenhados por vários artistas diferentes! Foi meu primeiro contato com o cara... anos depois eu descobri que ele escrevia livros também e fui atrás de algumas obras dele só pra fazer meu amor aumentar loucamente!
E é assim como eu, mergulhado em lembranças, que a personagem principal desse livro nos conta uma das aventuras mais bonitas que você vai ler! O livro relata as lembranças de um rapaz que voltou à sua cidade natal para um velório e acabou encontrando uma história que havia se perdido junto com a própria juventude dele! Quando tinha sete anos a vida do garoto que morava no começo da estrada se cruzou com a vida da garota que morava na casa do fim do caminho graças à um roubo e um suicídio! Lettie tinha onze anos, o garoto só não sabia há quanto tempo ela tinha onze anos... Eles constroem uma amizade muito intensa a partir daí e vivem uma aventura incrível que transcende os dogmas da criação.
"O Oceano no fim do caminho" é um livro intenso, são tantos sentimentos expressados de uma vez só que as vezes chega a se tornar perturbador, mas não deixa de ser um livro simples, uma história que você vai desejar muito saber como termina, mas não vai desejar que chegue ao fim!
O autor se superou dessa vez, os críticos disseram que desde "Stardust" que ele não escreve algo tão precioso, e não tem como discordar! O livro foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca e eu já vi ele nas prateleiras por R$20,00!