#Resenha | “Trilogia A Seleção”. - Kiera Cass





Depois de muitas pessoas me indicarem os livros no ano passado decidi dar uma chance à Kiera Cass, e só posso dizer que não estou nem um pouco arrependido!
Vai ficar bem claro, durante esse ano de leitura, que tenho uma queda por séries e distopias! Ler uma história que se desenrola por anos e acompanhar o desenvolvido total de uma personagem ou várias personagens dentro das sagas e trilogias de livros é tão fascinante que não tenho palavras pra expressar o quanto gosto disso tudo, e as histórias que encantam mas ao mesmo trazem um ideal politico intrincado, com personagens fortes e idéias revolucionárias são capazes de prender minha atenção por horas.
Kiera Cass já lançou dois livros de sua saga distópica "A seleção". O primeiro livro que carrega o nome da saga é encantador, nele conhecemos nossa protagonista América, uma garota forte e obstinada que vive numa realidade complicada, mas que aceita sua situação e procura sempre enxergar o lado positivo de sua vida... Como toda garota adolescente, América tem sonhos, que acabam tendo a chance de se realizar quando é selecionada para um concurso que vai escolher a nova rainha de seu país e esposa do príncipe Maxon.
Não vou entrar em detalhes sobre o enredo para não soltar spoilers por aqui, mas tenho que dizer que tudo na história é cativante. As dúvidas e a determinação de América fazem com que ela se torne um ponto de interrogação ambulante em busca de um sentido real para sua existência e uma resposta que acalme seu coração! Confesso que não gostei do fato de essas dúvidas acabarem com quase todo o amor próprio da garota durante "A Elite" (o segundo livro da saga)... Mas quando terminei entendi que Kiera despedaçou América na história pra dar uma atenção maior às outras personagens da história e lançar um mistério pra garantir o enredo do terceiro livro e fazer nossa protagonista ressurgir mais incrível do que nunca, pronta pra resolver seu destino e colocar um fim nessa história!
Os livros foram lançados em 2012 e 2013, e publicados no Brasil pela editora Seguinte (o ramo da Companhia das Letras destinado à literatura juvenil). Nas prateleiras você vai encontrar um BOX com os dois juntos por volta de R$50,00 e vai morrer de amores!
Quando terminei os dois primeiros livros da trilogia A Seleção de Kiera Cass, respectivamente "A Seleção" e "A Elite", eu sabia que tinha acabado de entrar num mundo incrível, um território bem conhecido que estava sendo explorado de maneira completamente diferente! A autora nos apresenta uma protagonista fora dos padrões, diferente das que encontramos em outros livros do mesmo estilo. América não é privilegiada, mas sua vida muda completamente quando entra para a seleção e vai morar no castelo de seu possível futuro marido, ninguém menos que o príncipe do reino onde mora!
Primeiro eu quero esclarecer o que eu disse lá em cima, a "diferença" de América em relação as outras heroínas de sagas distópicas não é nenhuma qualidade, é um defeito! O medo... parece injusto eu chamar o medo de defeito já que é uma coisa meio que incontrolável nas pessoas e ninguém tem o direito de julgar os medos dos outros, maaaaas os medos de América me deixam com vontade de pegar ela pelos ombros, chacoalhar e gritar mandando ela acordar pra vida! Confesso que fiquei muito decepcionado com o começo da história, não entendia como a garota com ideais revolucionários que tinha acabado de entender (da pior maneira possível) os horrores que se escondiam por trás do governo do Rei Clarkson conseguiu conter seus impulsos e ficar quieta diante de tudo aquilo que a gente viu no final d'A Elite!
América tinha medo dos rebeldes, do Rei e de largar tudo e voltar pra casa com uma família desamparada, só que o mais frustrante é que ela tinha medo do amor!!!
A grande sacada de Kiera Cass n'A Seleção foi nos mergulhar, desde o começo, bem fundo na história dos amores de América. A garota se vê completamente dividida entre o futuro como princesa e a lealdade de um amor antigo, e a história que era sobre a escolha do príncipe, acaba se tornando uma história sobre a escolha dela! América escolheu enfrentar seus medos, escolheu perder tudo que já havia conquistado até agora, se fosse preciso, para mostrar que era a unica dentre todas que merecia a coroa que estava em jogo!
Ela escolheu Maxon ou Aspen!? Você vai ter que ler o livro pra descobrir, eu garanto que o final é satisfatório (um pouco morno, mas incrível!)... o livro todo é muito bom! Kiera despedaça nossos corações e depois junta os cacos só pra jogar no chão de novo! A história ganha personagens novas que fazem toda diferença e vem com mais ação dessa vez, sem perder nenhum pouco do brilho de conto de fadas que já tinha se instalado na atmosfera da saga!
O livro foi publicado pela Editora Seguinte, está custando menos que R$30,00 por ai, então corre pra comprar e descobrir as surpresas que o destino reservou pra nossa querida América!
Vocês já perceberam esse amor gigantesco que eu tenho por histórias e sagas distópicas... se não perceberam ainda, vão perceber logo mais, a lista de livros desse estilo cresceu absurdamente e já posso adiantar que o próximo trimestre, que começa no mês que vem, será bem distópico! Aproveitem seus livros, até a próxima!