Batman vs Superman é legal, mas o filme é da Mulher Maravilha!





Quando Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi anunciado eu comecei a tremer, primeiro fui invadido por uma onda de expectativa muito grande, eu já sabia quais eram os planos da DC Comics em relação ao universo cinematográfico dos heróis da marca... já estava mais que na hora de colocar a Liga da Justiça nas telonas de novo e parar de negligenciar o sucesso do universo cinematográfico da Marvel com Os Vingadores!
Conforme os anúncios foram sendo feitos, toda essa expectativa acabou virando receio... eu não gostei da escolha de Ben Affleck como novo Batman, não gostei do simbolo novo do Batman, não gostei nem do uniforme novo que fizeram pra ele, ao mesmo tempo que não podia colocar minhas esperanças no Superman por motivos de: ele ser o pior herói de todos os tempos não gostar nem um pouco dele! Ok, Henry Cavil de roupinha apertada é um ótimo motivo pra ver o Superman no cinema, mas é só isso também, por que ele ainda acha que sustenta o personagem fazendo cara de mal quando tá lutando e cara de bobo quando tá fantasiado de Clark Kent!
Os trailers começaram a ser divulgados e nós vimos o Batman com aquela armadura muito estranha (a armadura é bem legal, só é muito feia), vimos o Lex brincalhão, vimos a treta nascendo e babamos com os poucos segundos de Diana Prince, a Mulher Maravilha encarnada por Gal Gadot dessa vez! E quando o grande vilão da história apareceu minhas esperanças foram renovadas! O Apocalypse era a luz no fim do tunel desse roteiro, eu ainda não sabia como é que eles iam inserir o monstrão na história sem deixar o filme com cinco horas de duração, mas fiquei bem contente em saber que não seria só um filme sobre o Bruce e o Clark se estapeando sem motivos pra fazer as pazes no final! Muita gente reclamou da aparição do Apocalypse no trailer, mas eu sabia que aquilo era a DC avisando que ainda tinha cartas na manga, então as apostas aumentaram e eu fiquei cheio de vontade de novo!
E ai chegou o grande dia, finalmente! E no fim das contas Batman vs Superman é o teaser mais longo que eu já assisti na minha vida, não é ruim... a trama do enredo é muito boa, a caracterização dos personagens e a atuação do elenco são maravilhosas, mas é aquele tipo de filme que só existe pra organizar as coisas e deixar todo mundo com vontade ver onde isso vai dar!
Vamos por partes pra não bagunçar isso aqui e deixar esse post com o minimo de spoilers possível! Vou começar falando sobre a santíssima trindade da obra! Ben Affleck cumpriu seu papel como o homem morcego, é sério! Foi lindo ver o cara dando vida pra esse Batman completamente surtado, muita coisa aconteceu na vida do Bruce Wayne e provavelmente a DC vai contar essa história no futuro com uma nova saga de filmes do Batman, vários rumores de uma nova trilogia estrelada e dirigida pelo próprio Ben Affleck já surgiram por aí, mesmo antes do lançamento desse filme e agora é impossível não ficar curioso com o que aconteceu antes do Homem de Aço entrar na vida da gente! Se a trilogia sair, podemos ver o Batman justiceiro que tinha planos pra salvar Gotham mas acabou perdendo seus únicos amigos e dando de cara com vilões muito mais poderosos do que ele podia imaginar!
O Batman é um cara muito amargurado nesse filme, depois de passar por um monte de merda ele continua agindo sozinho pelos becos de Gotham e lutando contra a criminalidade sem fim da cidade, a diferença é que agora ele usa armas, ele abusa da violência e descobriu que consegue ser ainda mais sombrio do que as pessoas imaginam! Já o Superman não trouxe nenhuma novidade... como eu disse ali em cima, Henry Cavil continua sustentando sua performance na cara de malvadão, e pode ser que dessa vez o Homem de Aço esteja um pouco egoísta (ou perdidamente apaixonado), mas essa coisa de viver pra salvar a Louis não me desce e ele fazendo cara de mal pra enfrentar monstros e salvar Metropólis dos desastres não combina com o cara apaixonado que perde a linha toda vez que encontra a namorada!
Como vocês já viram no trailer, a Mulher Maravilha aparece no filme, tanto como a guerreira quanto como a senhorita Diana Prince! E essa é, sem sombra de duvidas, a melhor coisa do filme... A inserção da Mulher Maravilha está diretamente ligada aos planos do Lex Luthor e ao começo da Liga da Justiça, quase todas as referencias ao futuro do universo cinematográfico da DC Comics acontecem nesse filme por causa dela, e esse foi o maior acerto do enredo!
Por falar em Lex Luthor, Jesse Eisenberg nasceu para interpretar esse papel! A atuação do cara é um presente pra quem vai pro cinema ver o filme, muita gente ficou com medo das piadinhas, mas ele consegue manter o bom humor mesmo sendo completamente perturbado! Ele abraça o perfil dos gênios que enriqueceram com menos de 30 anos que nós já conhecemos de verdade, tanto no lifestyle quanto na ganancia... Lex não gosta do Superman, ele não tem motivos pra isso e mesmo assim faz de tudo pra acabar com a vida do cara [SPOILER ALERT é muito legal quando você descobre que todos os conflitos do filme foram planejados milimetricamente por esse maluco! SPOILER ALERT], a treta do filme só acontece por causa dele e ele é quem acaba descobrindo que o Superman não é o único cara que tem super poderes por aqui! O Apocalypse é estranho, eu nunca vi um monstro tão mal feito na minha vida, ainda não voltei no cinema pra ver o filme em 2D, mas os efeitos da versão em 3D chegam a ser toscos em algumas partes, deu um pouco de dó ver que algumas cenas foram tão mal feitas! A unica coisa legal do Apocalypse é que ele é realmente poderoso e precisou de muito esforço pra ser derrotado...
O enredo do filme é bem falho, a trama é muito boa, mas algumas coisas deixam a desejar... eles fizeram cenas pra explicar fatos que já estavam bem óbvios e acabaram deixando outras coisas importantes de lado, a relação do Lex com as descobertas sobre Krypton e todas as coisas sobre o Apocalypse (nascimento, existência, como o monstrão funciona, etc.) ficaram de fora das explicações do filme, não deu pra entender onde eles queriam chegar... só ficou parecendo que eles gravaram tudo isso e deixaram de lado pra poder fazer um filme com duração normal! A maioria dos diálogos é bem escrota e tem muita cena que parece ter sido jogada aleatoriamente no meio dessa história... tem uma cena com o Batmóvel em perseguição que me deu vontade de vomitar e até a grande luta dos garotinhos é ruim demais pra ser verdade! Mas  o filme tem cenas maravilhosas também, a cena da morte dos Wayne no começo do filme, a primeira aparição da Mulher Maravilha em seu uniforme de guerreira, o Batman em ação contra os capangas do Lex naquela cena do trailer (a melhor cena do filme na minha opinião) são exemplos que fazem os olhos de quem tá vendo o filme brilhar!
Batman vs Superman não tem cena pós créditos, mas a Warner divulgou hoje uma das cenas que foram deletadas do filme, não parece ser uma cena que se encaixe no que eu vi mas tem ligação direta com o grande Darkseid, que já tem um referencia bem explicita no meio do sonho do Batman! Olha só:
Em resumo, Batman vs Superman: A Origem da Justiça é um aperitivo do que vem pela frente, nós vamos precisar de mais pra poder amar o universo de heróis da DC Comics no cinema, porém esse primeiro contato deixou claro que, se os erros forem consertados, o futuro reserva ótimos momentos para os fãs da marca e para as gerações de cinéfilos que amam um bom blockbuster!


A DC começou o tiroteio que vai abrir espaço para seu universo cinematográfico e quase acertou o próprio pé, mas o futuro promete, eles já mostraram parte do que vem por aí no começo do ano quando divulgaram cenas do filme solo da Mulher Maravilha e os primeiros rascunhos sobre os filmes do Ciborgue, do Flash e do Aquaman, que vão ser lançados em 2017! Os quatro filmes se passam antes dos acontecimentos de Batman vs Superman, reforçando a ideia de um filme que conte como é que o Batman chegou nesse nível de loucura (não só isso, tem muita coisa pra ser explicada sobre o Batman) e mais um pra juntar a Liga da justiça! Vale lembrar que em Agosto a DC lança Esquadrão Suicida nos cinemas e que nosso amigo Bruce Wayne vai aparecer por lá também, olha só o ultimo trailer que eles lançaram no começo do ano:
Eles também anunciaram filmes pra contar a história dos Lanternas Verdes em 2020! Gren Latern Corps, promete mostrar todo o universo dos quadrinhos numa adaptação muito fiel, vamos acompanhar!
RENAN RIBEIRO
Geminiano, quer ser escritor e jornalista, vive estudando e trabalhando mas sonha com o dia em que vai passar muito mais tempo criando romances sentado na varanda da casa de praia em algum lugar paradisíaco do Brasil, viciado em café, catuaba e cachorro quente, alguns dizem que ele não é uma boa companhia... clica aqui pra conhecer a equipe!
SEGUE ELE POR AÍ