#Antena | Narcos se revela muito mais do que uma série nova da Netflix em sua primeira temporada.





Eu assisti quase tudo que a Netflix lançou de conteúdo original em 2014 e 2015! Já escrevi aqui no blog sobre “Daredevil”, “Grace & Frankie”, “Orange Is The New Black”, “Sense8” e muito mais, é só procurar pela tag Netflix ali na barra de busca pra encontrar as resenhas que eu fiz sobre as séries produzidas por esse pessoal que eu nem conheço mais já considero pacas!
Ano passado a Netflix lançou uma de suas melhores produções originais até hoje! “Narcos” conta a história do colombiano Pablo Escobar, conhecido como o mais brutal, impiedoso, ambicioso e poderoso traficante da história! Pablo Escobar chegou a figurar entre os homens mais ricos do mundo nas listas da Forbes, foi eleito deputado pelo povo que o idolatrava como um herói, mas também espalhou o terror pela Colômbia, incentivou e praticou terrorismo, matou e torturou figuras publicas de grande influencia no país além de ter começado uma guerra civil que colocou traficantes contra a policia e massacrou inocentes!
Produções que contam a vida de grandes personagens da história costumam fazer bastante sucesso, nós gostamos de ver nossos heróis retratados nas telinhas e nas telonas, filmes e séries biográficas costumam alcançar grandes números e criticas maravilhosas... a principal característica dessas produções é a romantização da história, até mesmo filmes sobre grandes tragédias como “Titanic” e, recentemente, “Impossível” precisam de um roteiro onde os protagonistas vivam uma história acima de qualquer coisa... eu costumo chamar isso de Manobra Bonnie e Clyde, não sei se isso existe no cinema de verdade, mas quando “Bonnie e Clyde” estreou lá na década de 60 o cinema nunca mais foi o mesmo! Os protagonistas eram dois ladrões de banco super egoístas que não tinham um pingo de escrúpulos e  não se preocupavam com o resto do mundo, foi a primeira vez que os bandidos eram mocinhos e, mesmo contra todas as expectativas, o publico adorou! O filme acabou se tornando um dos maiores clássicos do cinema, arrecadou milhares de dólares em bilheteria e ganhou diversos prêmios.
Netflix e essa mania de ser perfeita ♥ amei até o poster!
Mas as pessoas não gostavam de Bonnie e Clyde por que eles eram ladrões espertos, gostavam deles por causa da química do casal, do romance, do fato de ele não se importar com ninguém no mundo a não ser ela e ela fazer de tudo pelo amor da sua vida... eles são ladrões, mas são apaixonados, então tá tudo bem! A verdade é que uma boa parte das pessoas mais incríveis da história não teve uma vida que possa ser tomada como exemplo, Amy Winehouse, Al Capone, Adolf Hitler (um monstro sim, mas a história de como o cara ficou poderoso e influente é de dar inveja em muita gente!), Madame Satã, Lampião... são alguns exemplos de pessoas que não viveram conforme o catecismo mas são considerados heróis por muita gente até hoje!
É nessa categoria que Pablo Escobar se encontra! É impossível negar toda a perversidade da vida do traficante, Pablo gostava demais de ganhar dinheiro e fazia de tudo para que nada atrapalhasse seus negócios... Escobar matou e torturou muita gente, até mesmo indiretamente por meio da legião de capangas que o acompanhava com idolatria, mesmo assim era um homem com sonhos e se você olhar na essência da coisa, ele só aproveitou ao máximo as oportunidades que teve pra poder realizar esses sonhos! A história de Escobar é incrível sim, um cara que saiu dos subúrbios de um país economicamente injusto e escolheu seguir por um caminho considerado errado para muitos mas acabou se tornando um herói do povo, foi eleito deputado e conseguiu fazer até o governo se dobrar as suas vontades e caprichos.
A história contada pela Netflix é baseada nesse Pablo Escobar que eu poetizei pra vocês, os crimes estão todos lá, as torturas, a violência, o trafico... nada ficou nas entrelinhas pra fazer o publico aceitar esse personagem que ganhou vida através da atuação sensacional de Wagner Moura e mesmo assim é impossível não se cativar por ele! “Narcos” conta os dois lados da história, nós conhecemos a vida de um dos maiores traficantes do mundo que foi ficando cada vez mais difícil conforme sua conta bancária aumentava e também somos apresentados às equipes de policia e investigação especializada que faziam tudo o que podiam pra capturar o cara! É claro que as atitudes desesperadas da policia acabam deixando o publico com um pé atrás quanto aos métodos utilizados para alcançar algum objetivo nessa busca, mas ninguém consegue reclamar dos métodos de persuasão do traficante... muito pelo contrário, enquanto a policia parece desesperada e sem noção nenhuma do que vem pela frente, Pablo Escobar se mantém calmo e no comando da situação pairando como uma figura genial acima de tudo o que acontece ao seu redor!
É claro que esse jogo acaba virando, mas o final não fecha nenhum parentese, muito pelo contrário... a vontade que eu tenho de ver essa segunda temporada é aterradora! HAHAHA é serio, eu pesquisei a vida de Pablo Escobar e suspeito que a próxima temporada vai ser muito mais chocante que a que eu acabei de ver! O roteiro é sensacional e a direção, que fica por conta de José Padilha, Guillermo Navarro, Andi Baiz e Fernando Coimba, é um primor como sempre nas produções originais da Netflix!
Eu preciso falar que o elenco da série também é puro amor, além de Wagner Moura (que está concorrendo ao Globo de Ouro por seu trabalho nessa série!) temos Pedro mozão master Pascal, Juan Pablo Raba, Boyd Holbrook e Joanna Christie que estão sensacionais em suas atuações! A fotografia da série é assinada por Lula Carvalho e, meu deus do céu, também é um tapa na cara do espectador... é tudo muito bonito e muito bem feito é como se os dez episódios se fundissem formando um filme gigante que você não quer mais parar de assistir! Pode ser que você se sinta um pouco desmotivado no começo, quando as situações ainda estão sendo apresentados, mas “Narcos” não demora pra engatar a história e dai pra frente a gente até esquece de piscar!
A série é tão viciante quanto a cocaína que Pablo Escobar produzia nas florestas da Colômbia e promete uma segunda temporada ainda mais explosiva que a primeira! E você? Já viu a série? Gostou? Como acha que vai ser o futuro de “Narcos”? Conta pta mim nos comentários e, se você não se aventurou por aqui ainda, corre pro Netflix e seja bem vindo ao clube dos desesperados pela chegada da segunda temporada! 
RENAN RIBEIRO
Geminiano, quer ser escritor e jornalista, vive estudando e trabalhando mas sonha com o dia em que vai passar muito mais tempo criando romances sentado na varanda da casa de praia em algum lugar paradisíaco do Brasil, viciado em café, catuaba e cachorro quente, alguns dizem que ele não é uma boa companhia... clica aqui pra conhecer a equipe!
SEGUE ELE POR AÍ