#Retorspectiva2015 | Cinema: Melhores Filmes.





Eu sei que eu prometi postar as listas da retrospectiva na primeira semana de Janeiro, eu sei que essa lista tá mais atrasada que a menstruação das minhazamiga e eu sei que eu sumi por esses dias! Mas a verdade é que eu estava de férias e me lembro de pouquíssimas coisas desse hiatus, pode ser estranho, mas em todas essas memórias eu estou bebendo alguma coisa alcoólica! HAHAHAHAHA!
A questão é que eu tardo, mas não falho, e agora eu vou contar pra vocês quais foram os filmes que eu mais gostei de ver no ano passado! Vou insistir em dizer que eu não sou especialista em nada, só um cara comum que não consegue guardar a opinião no bolso e gosta de abrir discussões sobre as coisas! Eu consumo muito cinema, costumo ir toda semana ver filmes e quando não consigo fico deprimido correndo atrás do prejuízo e tentando tirar o atraso! Apesar de termos três cinemas em Campo Grande, não são todos os lançamentos que chegam pra gente assistir aqui na roça, então pode ser que essa minha lista tenha ficado um pouco mainstream demais... não significa que eu só vou pro cinema pra ver filmes extremamente comerciais, significa que são os únicos que passam nos cinemas por aqui! Preciso avisar que esse post está cheio de spoilers, mas já é quase fevereiro manos, nem adianta reclamar!
— 007 CONTRA SPECTRE —
Daniel Craig vestiu o terno Tom Ford feito sob medida mais uma vez, para interpretar o agente secreto mais incrível de todos os tempos! James Bond voltou para as telonas em um de seus melhores filmes até hoje! A trama de “007 Contra Spectre” começa logo depois dos eventos fatídicos do final de “007 Operação Skyfall” e coloca as coisas no lugar... a saga vinha passando por alguns problemas graves de adaptação desde quando Daniel Craig assumiu o personagem, a culpa não é dele, muito pelo contrário, eu já vi todos os filmes da franquia e ele é, sem sombra de duvidas, meu segundo Bond preferido (o melhor de todos foi o Pierce Brosnan!)... Acontece que os filmes vieram carregados com um sentimento de reboot, que acabou se dissolvendo numa atmosfera de despedida, mas dessa vez a coisa mudou! “007 Contra Spectre” coloca a história no eixo e abre espaço pra mais uma infinidade de filmes que podem vir pela frente. O enredo do filme é simples e direto, a atuação continua impecável (Monica Bellucci e Daniel Craig são a coisa mais gostosa do mundo)  e a produção é fenomenal! SÉRIO MESMO!!! As sequencias de ação e perseguição são de tirar lágrimas dos olhos de tão bonitas ♥ “007 Contra Spectre” deixa um gostinho de quero mais e a certeza de que muita coisa boa vem pela frente, espero que essa nova fase venha acompanhada de filmes sendo lançados em menos tempo!
— MISSÃO: IMPOSSÍVEL - NAÇÃO SECRETA —
Ethan Hunt também protagonizou mais um comeback glorioso em 2015! “Missão: Impossível - Nação Secreta” é um sopro de ar fresco para a franquia que lançou seu quinto filme no ano passado! E pode apostar que a ideia aqui é fazer Missão Impossível seguir os passos de 007, a primeira dica é que o número cinco nem apareceu no titulo do filme dessa vez (assim como aconteceu com “Missão: Impossível - Protocolo Fantasma”) e já que nós paramos de contar, por que não levar esse projeto adiante!? Esperanças a parte, vamos falar do filme... Tom Cruise brilha mais que Edward Cullen no sol interpretando o agente da IMF mais fodão do mundo! E ele não brilha sozinho, dessa vez o cara vai pro campo liderando uma equipe SEN SA CIO NAL, composta por Jeremy Renner, Simon Pegg e Paula minha cura gay Patton, um elenco maravilhoso que fez toda a diferença já que o roteiro continua pecando em ser mais do mesmo desde o primeiro filme! A produção do filme é uma obra de arte, as cenas de explosão, perseguição e agentes pulando pra lá e pra cá dos prédios são tão bem feitas que você nem respira de tanta emoção! A trilha sonora também merece uma estrelinha de destaque, ficou incrível ♥
— HOMEM FORMIGA —
Dando continuidade para a expansão de seu universo cinematográfico, a Marvel lançou “Homem Formiga” no comecinho do segundo semestre de 2015! Apenas três meses depois do lançamento de “Vingadores - Era de Ultron”, o que acabou sendo um grande alivio! Eu não tenho palavras pra explicar o quanto “Homem Formiga” é melhor que o outro filme já citado... é sério! Paul Rudd interpreta Scott Lang, um criminoso arrependido que acaba caindo no meio do plano do doutor Hank Pym para reviver o Homem Formiga, o resultado é um filme muito divertido, cheio de easter eggs e com uma produção sensacional! Os efeitos especiais do filme são um dos pontos mais fortes, é claro que trabalhar com proporções no cinema é um desafio gigantesco que exige muita técnica e nesse filme tudo acontece muito naturalmente, não dá pra reclamar de nada (talvez a falta de cenas do Paul Rudd sem camiseta seja um problema... não disse que é)! O elenco do filme é muito bom, aplausos para a escolha de Corey Stoll para interpretar o vilão Jaqueta Amarela e eu não posso deixar de comentar o quão genial foram os crossovers que esse filme fez, tem Vingadores (uma participação ótima do Falcão na sede dos novos vingadores e depois, na segunda cena pós créditos, uma aparição do Capitão América e do Soldado Invernal) e tem Agent Carter (logo no começo do filme Peggy Carter e Howard Stark conversam com o Jovem doutor Pym)! “Homem Formiga” não era considerado uma dos principais filmes do universo Marvel dos cinemas e acabou conquistando seu lugar com um enredo simples, uma produção bonita e muito bom humor, o que foi uma ótima surpresa no fim das contas!
— MAZE RUNNER - PROVA DE FOGO —
Exatamente um ano depois do lançamento de “Maze Runner - Correr ou Morrer” o mundo foi apresentado à continuação da saga protagonizada por Thomas e Tereza! “Maze Runner - Prova de Fogo” não agradou muito gente, os fãs da saga nos livros ficaram chateados com as mudanças do enredo, os fãs da saga nos cinemas não curtiram muito o enredo mais maduro que o filme ganhou dessa vez! Como eu tô cagando e andando pros fãs adolescentes que acreditam mover o mundo com suas vontades, decidi colocar o filme na minha lista, primeiro por causa da produção, o filme abusa do visual steampunk dando um ar todo novo pra saga, nós não vemos isso no livro e funcionou muito bem no cinema (não só pra esse filme, já falo mais sobre isso), garantindo uma produção muito bonita com uma fotografia de tirar o folego! Os cranks também merecem destaque por que são realmente assustadores, muito mais que as bonecas amaldiçoadas e moças possuídas  de alguns filmes de terror que andam sendo lançados! O enredo não é super fiel ao livro, mas não deixa a desejar, dessa vez conhecemos ainda mais os personagens e somos apresentados aos cantos mais escuros e imundos do CRUEL, o que acaba tirando o ar de filme teen de uma vez por todas do titulo dessa saga! “Maze Runner - Prova de Fogo” se destaca por ser uma história de cinema tão boa quanto do livro na qual foi inspirada, mesmo tendo se tornado quase independente dela!
— A COLINA ESCARLATE —
Eu juro que se algum dia eu me encontrar com o Guillermo Del Toro eu vou dar uns beijos bem gostosos na boca dele! HAHAHAHA! Não sei como ele consegue me deixar encantado com todas as coisas que ele faz, e dessa vez ele foi além, nem sei o nome do que eu senti depois de ver “A Colina Escarlate”, eu cheguei num nível muito alto de admiração por esse homem! O filme conta uma história de terror sobre pessoas, tem fantasmas, casarões mal assombrados, segredos e outras criaturas, mas os protagonistas dessa vez são pessoas mesmo, é delas que você vai sentir medo (não só delas, mas principalmente delas)! Mia Wasikowska, Tom Hiddleston e Jessica Chastain são o time dos sonhos pra qualquer elenco, a coisa entre os três acaba fluindo muito bem e a química em cena é contagiante! O enredo guarda quase todos os segredos pro final, o que pode ter deixado uma boa parte do filme lenta demais, mas que funciona muito bem pra filmes desse gênero e garante um final surpreendente, maravilhoso e assustador! “A Colina Escarlate” se mostra um filme de terror clássico, dos que não se vê há muito tempo, com poucas cenas violentas e uma contagem baixa de corpos que acaba agradando aqueles que curtem de verdade obras de arte cinematográficas!
— JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA - O FINAL —
Finalmente nós descobrimos quem Katniss escolhe pra passar o resto da vida depois de vencer a Capital! HAHAHA, foi uma brincadeira gente, mas eu não poderia falar de “Jogos Vorazes: A Esperança - O Final” sem zoar os fãs que acreditam que essa história sensacional se resume em uma garota que precisa decidir entre um loiro e um moreno! É claro que Katniss teve um final, é claro que ela escolheu um dos dois e é claro que ela venceu a Capital, isso já era a coisa mais óbvia e mais chata da história, tanto que muitos críticos disseram que o filme acabou sendo um dos mais fracos da franquia e que dividir o final em dois não era uma necessidade... mal sabem eles (e esse monte de fã desorientado) que Jogos Vorazes é uma história muito maior que seu final, as pessoas ainda não aprenderam a respeitar os detalhes, você não acha muita gente comentando em como Katniss é medrosa, em como ela aprende com os próprios erros e em como ela precisa descobrir forças dentro dela pra poder continuar... o enredo do filme realmente foca nas coisas erradas, mas a produção nunca foi tão bonita quanto dessa vez! Nem preciso dizer que a atuação do elenco já vale várias idas ao cinema e a trilha sonora se ajusta mais uma vez da melhor maneira possível! Jogos Vorazes chegou ao fim e pode ser que o sentimento de que nós precisamos de mais seja culpa da adaptação, mas foi muito bonito ver essa história ganhar o mundo e encantar tantas pessoas por aí!
— PERDIDO EM MARTE —
Sabe como você faz pra descobrir se sua história é boa de verdade!? Espera as pessoas conhecerem ela e achar que é tudo verdade! Andy Weir escreveu “Perdido em Marte” e ganhou o mundo, todo mundo leu o livro sem acreditar que esse cara tinha inventado tudo aquilo, foi ai que a coisa virou filme e as pessoas saíram do cinema postando em suas redes sociais que a história de Mark Watney era um exemplo de força de vontade, que ela era um cara inspirador... essas pessoas provavelmente não gastam tempo lendo livros, mas a vida tem dessas! Eu li o livro no ano passado (olha a resenha aqui), depois de ver um critica em algum lugar que eu não lembro e fiquei muito feliz quando descobri que a história já estava sendo adaptada pra virar filme! E se Ridley Scott fez merda com o enredo de “Prometheus”, o pedido de desculpas veio com Matt Damon todo “Perdido em Marte” (eu adoro fazer trocadilhos com esse nome, desculpa!), pode ser que o elenco seja um desastre e que Matt salva o filme por ser um ator brilhante, mas a direção é um primor, a produção é umas das mais bonitas que já se viu e a história é uma das melhores histórias que você vai conhecer na vida! Pode ser que Ridley Scott tenha cometido alguns erros, mas “Perdido em Marte” foi um dos melhores filmes que ele fez nos últimos tempos e merece destaque!
— DIVERTIDA MENTE —
A minha medalha de bronze do cinema em 2015 fica com “Divertida Mente”, a animação da Pixar foi uma das coisas mais incríveis que nós vimos nas telonas ano passado! Eles sempre conseguem encantar crianças e adultos com suas histórias incríveis, seja num quarto cheio de brinquedos, no fundo do mar ou dentro de casa mesmo, voando por aí com balões te carregando, a Pixar se supera sempre que precisa contar uma história! “Divertida Mente” se destaca pela originalidade, contar como as emoções funcionam dentro da nossa cabeça é a forma mais divertida e bonita de explicar algumas coisas importantes para as crianças e até pra nós mesmos que vivemos perdidos no meio do monte de compromissos da vida adulta! O filme é didático, divertido e lindo ao mesmo tempo, não vejo a hora de ver uma continuação e poder acompanhar o crescimento da pequena Riley! Ah, vale lembrar que você vai rir muito mais com esse filme do que com as comédias que foram lançadas no ano passado!
— MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA —
Eu comecei essa lista falando de retornos, e ela vai acabar do mesmo jeito, minha medalha de prata vai para um dos retornos mais maravilhosos de 2015! Hollywood adora remakes, reboots e releituras. A maioria desses, mesmo quando divertidos, não fazem jus aos filmes originais e poderiam facilmente ter outros nomes, afinal perdem o espírito de suas franquias. Eu jurava que “Mad Max: Estrada da Fúria” seria mais um desses remakes descartáveis que só servem pra encher o bolso dos produtores, ainda bem que eu estava muito enganado!  George Miller assumiu as rédeas de um filme novo, inspirado na sua saga original e entregou pro mundo o melhor blockbuster de ação do ano! Com Tom Hardy no lugar de Mel Gibson e um elenco que é uma metralhadora de talento o filme não se encaixa nem como remake e muito menos como continuação! Tom Hardy aguenta o tranco e acaba se tornando um coadjuvante para Charlize Theron que está FODIDAMENTE SENSACIONAL como a Imperatriz Furiosa, “Mad Max: Estrada da Fúria” é um filme de ação, não temos nenhum romance pra atrapalhar a história, só um cenário pós apocalíptico, e sequencias de cena de tirar o folego! Eu vi muita gente comentando sobre as cenas com carros em Velozes e Furiosos (coisa que eu nunca assisti), mas eu posso afirmar com toda certeza que nada se compara ao que foi feito nesse filme, não só pela beleza como pelo fato de que quase nada aqui é chroma key, o filme é um dos indicados ao Oscar e você vai ouvir falar dele mais um pouco por aqui, nas próximas semanas!
— STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA —
É claro que a medalha de ouro fica com “Star Wars: O Despertar da Força”, eu vou contar por que e pode ser que eu fique um pouco emocionado escrevendo isso aqui! Eu conheci Star Wars quando era criança, via os filmes na televisão (não me lembro agora se era a BAND ou a Record que fazia maratonas de Star Wars aos domingos), meu pai adorava os filmes e eu e meu irmão aprendemos a gostar também! Eu fui crescendo e aprendendo a gostar ainda mais da saga, comecei a me interessar pelo universo expandido e quando dei por mim, já era um Padawan, completamente viciado em qualquer coisa que fizesse menção à Star Wars... foi aí que a Disney comprou a Lucas Films, o anuncio de mais um episódio acabou sendo recebido com alegria e bastante receio, ninguém sabia o que eles pretendiam fazer e as surpresas não paravam de aparecer... primeiro eles anunciaram que Luke, Leia e Han estariam presentes nesse filme, dando a entender que apesar de se passar 30 anos depois do ultimo episódio, esse seria uma continuação da mesma história que nós aprendemos a amar! Depois eles anunciaram o time de novos protagonistas, trailers que não davam nenhuma pista sobre o enredo ou sobre qualquer outra coisa, nós conhecemos um vilão mascarado, um piloto sensacional, uma garota perdida no deserto e um Trooper desertor, conhecemos um BB-8 que não tinha moral pra assumir o papel do R2-D2 ainda e ficamos cheios de expectativas pra saber o que ia acontecer nessa galaxia distante! Foi ai que o grande dia chegou e eu entrei no cinema com a pressão lá em cima, foi só ver as letrinhas subindo que eu perdi completamente o controle! Eu vi o filme na pré-estreia e mais duas vezes na estréia... até hoje eu já assisti o episódio VII nove vezes e continuo contando ♥
É dificil explicar a sensação de um fã quando vê algo pelo qual ele esperou muito ter um resultado tão incrível, “Star Wars: O Despertar da Força” é um filme lindo, tem um elenco maravilhoso, um enredo perfeito e uma produção fodida! Fodida no bom sentido, é a coisa mais gostosa do mundo estar no cinema vendo essa história acontecer, esse episódio é quase uma homenagem aos outros seis e mesmo assim deixa bem claro que o futuro vai ser incrível e que essa história começou a ser escrita mais uma vez, nosso vilão não está pronto, nossos heróis muito menos, esses 30 anos guardam vários segredos que ainda precisam ser contados ou descobertos! Eu não consigo parar de criar teorias para o futuro de Star Wars, não consigo nem organizar as ideias que ficam surgindo na minha cabeça, mas posso dizer que FOI LINDO VER ESSE FILME NO CINEMA! FOI LINDO FAZER PARTE DISSO TUDO E QUE EU NÃO VEJO A HORA DE TER MAIS! ♥ J.J. Abrams me beija! O novo Episódio de Star Wars leva o titulo de filme do ano por que soube respeitar seu legado e ainda mostrou que o futuro vai ser incrível!
Vou seguir o exemplo da lista de melhores discos e deixar aqui mais dez filmes, pra começar, cinco filmes que são tão bons quanto os dez da lista ai em cima, que merecem destaque por causa da escolha do elenco, como é o caso de “Cidades de Papel” e “Cássia”, por causa do enredo, “Entre Abelhas” e “Ponte dos Espiões” representam muito bem essa categoria, ou ainda por causa da produção, “Jurassic World” pode não ter o melhor enredo do mundo, mas foi um dos filmes mais bem feitos de 2015!
Por fim, uma lista com os filmes que mais me decepcionaram em 2015! Produções que eu queria muito ter visto e que me arrependi amargamente, tanto com a atuação do elenco só que mais ainda com o enredo desses filmes!
RENAN RIBEIRO
Geminiano, quer ser escritor e jornalista, vive estudando e trabalhando mas sonha com o dia em que vai passar muito mais tempo criando romances sentado na varanda da casa de praia em algum lugar paradisíaco do Brasil, viciado em café, catuaba e cachorro quente, alguns dizem que ele não é uma boa companhia... clica aqui pra conhecer a equipe!
SEGUE ELE POR AÍ