#Resenha | “A Revolução dos Bichos” - George Orwell





O Vórtice Fantástico aqui de Campo Grande, se reuniu na semana passada para discutir a leitura do clássico “A Revolução dos Bichos” de George Orwell, eu não fui na reunião, mas não perdi a oportunidade de reler essa história incrível. Todo mundo sabe que o Orwell escreveu esse livro satirizando fatos reais que aconteceram durante a Revolução Russa, eu não entendo muita coisa de história e sou sincero ao dizer que só me lembro da Revolução Industrial, e ainda assim muito pouco HAHAHAHA! Isso significa que você não precisa conhecer a história da Revolução pra gostar da história do ambicioso porco Major e seus amigos da Granja Solar.

Companhia das Letras | 2007 | 152 Páginas
Cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, os animais da Granja do Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan “quatro pernas bom, duas pernas ruim”.
Mas não demora muito para que alguns bichos – em particular os mais inteligentes, os porcos – voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão, agora inspirado no lema “todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros”. A história da insurreição libertária dos animais é reescrita de modo a justificar a nova tirania, e os dissidentes desaparecem ou são silenciados à força.
Instrumentalizada na época da Guerra Fria como arma anticomunista, A revolução dos bichos transcende os marcos históricos da ditadura stalinista que a inspirou e resplandece hoje, passados mais de sessenta anos de seu surgimento, como uma das mais extraordinárias fábulas sobre o poder que a literatura já produziu.
A história de George Orwell é uma surpresa agradável, principalmente por que pode servir de metáfora para os dias atuais, nesses tempos em que o brasileiro descobriu o quanto é divertido sair na rua para protestar, o emprenho e a dedicação do porco Major em lutar pelos seus ideais acaba servindo de exemplo e mostra que, na maioria das vezes, nós estamos fazendo tudo de um jeito muito errado! Major não viu seu sonho de liberdade ser realizado, mas plantou a semente, que cresceu e se transformou num ideal social e acabou culminando numa revolução.
AAAAH RENAN QUE MONTE DE SPOILER!!!11!!1! É claro que a história não se resume à isso meu camarada (segura essa referencia)... já dá pra imaginar, até mesmo pela sinopse, que a Revolução dos Bichos aconteceu na Granja Solar. Ela acontece logo nos primeiros capítulos, o importante é o que vem depois! Os porcos tomaram o poder, todos os animais agora são considerados iguais, até os menos inteligentes e todo mundo tem um monte de ideias pra colocar em prática... mas até onde isso pode dar certo?
Já naquela altura, depois de tanto abuso, era impossível distinguir homem do porco.
Até onde um governo de todos, onde todos são considerados iguais pode funcionar de verdade? Será que você, que já estava acostumado com as rédeas que eram impostas, consegue viver sem ter alguém pra te mostrar onde é o seu devido lugar? Até onde uma transformação social e politica pode te ajudar a resolver os seus problemas? Essas são só algumas das questões que o autor acaba levantando dentro de sua história, Orwell derruba os ideais revolucionários dos porcos um à um conforme eles vão perdendo o controle da situação, e a grande questão que acaba resumindo todas as coisas surge no meio dessa bagunça: Será que uma revolução tem que acabar em outra revolução?
É ai que você para e pensa que o situação da Granja Solar se parece muito com a situação do seu país! Todo mundo aqui tentando fazer alguma coisa pela mudança sem nem se importar com o que vem depois que ela acontecer, não que eu ache errado... vamos continuar protestando, é o único jeito de se fazer ouvir, e isso fica bem claro na história também, mas vamos pra rua com sinceridade e defendendo os nossos direitos!
Todos os animais são iguais, mas uns mais iguais que outros!
George Orwell é um excelente escritor e merece seu lugar na galeria dos maiores do mundo! Suas obras conseguem fazer o leitor sentir um misto de sentimentos e acima de tudo nos deixa cheio de duvidas quanto ao modo/mundo em que estamos vivendo... É revoltante e surpreendente ver que existem pessoas por aí que se parecem com o porco Napoleão e também é muito triste saber que essas pessoas estão no poder, atrasando cada vez mais o desenvolvimento da sociedade... também é assustador perceber que nós mesmos somos um pouco como os animais da história, é impossível encontrar alguém que nunca readaptou seus ideais para não reconhecer que começou a seguir um caminho completamente diferente daquele que pretendia no começo!
Essa edição linda da Editora Companhia das Letras, custa em média R$20,00 nas lojas por aí! Espero que você aproveite seus livros, um beijo, um abraço, uma fungada no seu cangote... Tchau!
RENAN RIBEIRO
Geminiano, quer ser escritor e jornalista, vive estudando e trabalhando mas sonha com o dia em que vai passar muito mais tempo criando romances sentado na varanda da casa de praia em algum lugar paradisiaco do Brasil, viciado em catuaba e cachorro quente, alguns dizem que ele não é uma boa companhia... clica aqui pra conhecer a equipe!
SEGUE ELE POR AÍ